logo

domingo, 6 de novembro de 2011

Receita Lavoisier - nada se perde.....

Por Maria Teresa Serman

Antoine Laurent de Lavoisier (Paris, 26 de agosto de 1743 — Paris, 8 de maio de 1794) foi um químico francês, considerado o criador da química moderna. Foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. Além disso identificou e batizou o oxigênio, refutou a teoria
flogística e participou na reforma da nomenclatura química. Célebre por seus estudos sobre a conservação da matéria, mais tarde imortalizado pela frase popular:

— "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."

Essa introdução para nossa receita de hoje, em homenagem ao químico francês, trata disso mesmo: de se aproveitar sobras para "criar" um novo prato, apetitoso, que não deixa desperdiçar o que já temos. Pode-se fazer com frango desfiado, carne assada também desfiada, carne moída, sardinha ou atum, que podemos retemperar, ou não, com cebola e alho refogado, acrescentando ainda azeitona fatiada, tomate em cubos, palmito, milho em grãos, e o que mais quisermos e tivermos . Aí vai.

Massa do "Lavoisier":
2 xícaras de leite
3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó.

Untar e polvilhar uma forma de buraco no meio, ou um pirex, despejar metade da massa batida no liquidificador, o recheio, e o resto da massa, finalizando com queijo parmesão ralado. Forno médio até dourar. Pode -se enfeitar com fatias de tomate, ovo cozido e salsa, depois de retirar do forno. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário