logo

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 116)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – A. diz: Dra, como dizer a meu filho pré adolescente , que o pai não gosta dele? Ele nem procura o filho, e falta aos dias que pode buscá-lo para ficar com ele. Isso vem acontecendo a anos e eu estou cansada de arrumar desculpas para este omisso.

RESP:Cara A.
Há situações em nossa vida sobre as quais devemos guardar um profundo silêncio, em respeito à dignidade que todo ser humano merece. Um filho jamais deve ouvir dos lábios de pai ou mãe que não é amado...
No fundo do coração todos alimentamos um anseio e uma esperança - SER AMADOS !!!!
Por favor, a senhora deve sofrer muito o afastamento e o silêncio do pai de seu filho, mas - por favor ! -jamais diga isto a ele, e mesmo que ele o diga e reclame, fique em silêncio, não confirme nem fale contra o pai.
Busque sempre uma desculpa para esta ausência e encherá o coração de seu filho de paz e segurança, eu lhe garanto!
Não se canse de encontrar uma desculpa - sempre haverá alguma e um dia a senhora terá a alegria de ter seu filho transformado num homem de bem, útil, produtivo, saudoso de um pai que não teve as alegrias de ver e acompanhar o crescimento de um filho querido....
Fico às suas ordens, Mannoun


2 –A. diz: Temos dois filhos adolescentes que até hoje contávamos com a ajuda da minha mãe e de babá. Minha mãe faleceu e agora não sei o que fazer, nós dois trabalhamos fora em tempo integral. E todo mundo diz que nessa fase eles vão precisar de mais atenção. Agradeço por sua resposta.

RESP: Caro(a) A.
Realmente a Adolescência é uma das fases da vida em que os filhos devem ter por perto os pais. Quem sabe esta é a oportunidade de vocês reverem seu dia a dia, a necessidade concreta de trabalharem os dois em tempo integral...
Sugiro uma revisão de horários, de diminuição de gastos em beneficio de maior presença junto deles - que acham?
Um dos dois pais poderia trabalhar meio expediente ou trazer trabalhos para serem feitos em casa ?
Algumas idéias- presença quando eles chegarem à casa, Escola em horário integral para saírem e chegarem com os pais em casa, presença de um dos pais à hora das refeições, atenção e diálogo com eles para conhecerem seus amigos, abrirem sua casa aos amigos deles nos fins de semana, enfim, conhecerem- se mais, compensar o tempo em que eles ficaram por conta da vovó e babás...
Tudo o que nos acontece representa uma nova chance de recomeço. Repensem o seu quotidiano com serenidade, peçam sugestão aos filhos e terão surpresas muito agradáveis !
Podem voltar a falar comigo quando desejarem mas levem este momento com alegria e esperança, sem aflição ! Obrigada por se lembrarem de mim !
Atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Clemente disse...

O que posso fazer para ajudar meu filho a manter a calma nas provas? Ele é muito ansioso, sabe a matéria e acaba saindo mal nas provas porque fica muito nervoso.

Anônimo disse...

O que ler para me ajudar a enfrentar a adolescência de duas filhas gêmeas?

Postar um comentário