logo

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 108)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.


1 – A. diz: Dra eu gostaria de saber porque o adolescente é tão diferente daquela criança fofinha que criamos desde pequenina? Parece que de fofinhos viram monstrinhos prontos a nos atacar, qual é a razão?

RESP: Caro(a) A.

A diferença é que eles crescem, a cabecinha passa a pensar por conta própria, as glândulas entram em funcionamento, os hormônios circulam e os mimos com que os tratamos enquanto pequeninos ficam bem guardadinhos no seu coração. E eles fazem questão de mostrar que doravante desejam ser donos e condutores de sua própria vida!
É o momento em que Pais e adultos devem aprender, a saber, esperar, aguardar, não falar tanto nem perguntar muito mas estar disponíveis, prontos a ouvir com atenção e responder o que for perguntado... Difícil, não? Impossível, porém não é e vale a pena lembrar que Adolescência passa, e aos 17, 18 anos estarão de volta, carinhosos (ou não tanto, conforme os temperamentos) amigos, serenos.
Dependerá muito de como soubermos administrar os limites desde pequenos, as “vontadinhas”, os “caprichos... "
Não se aflijam, porém e não os vejam assim como ”monstrinhos prontos a atacar " .
Tenham sim, paciência e fiquem serenos e firmes aguardando, e rezando para que eles não se desviem do caminho reto. Afinal, somos seres livres e cabe aos Pais e educadores o exemplo de como bem conduzir a própria liberdade...
Fico às suas ordens e um abraço, Mannoun

Um comentário:

Anônimo disse...

Dra sou coordenadora do ensino médio e gostaria de sugestões de temas para desenvolver com os alunos e filmes a fim de diminuir a promiscuidade entre eles e para conscientização  sobre a maternidade e paternidade. Agradeço desde já sua atenção e acompanho sempre as suas respostas.

Postar um comentário