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sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cortesia à mesa, na escola e no emprego

“ Uma mesa bem posta, tira a família de outras portas”. Esse ditado popular nos mostra uma faceta interessante para a família: uma casa onde se tem refeições agradáveis e alegres todos gostam de estar. Ensinar as crianças desde pequenas a comer na mesa. Com os talheres certos, copos, guardanapos, xícaras, etc.

É preciso criar um clima agradável a mesa, com pratos bem arrumados, conversas que não leve a indigestão.

O hábito de comer sempre com bons modos em casa, prepara as crianças para comerem bem na rua: ex: não soprar a sopa, uso de garfo e faca, xícara para o leite e copo para o suco, não levantar da mesa enquanto a dona da casa não autorizar. Lavar as mãos, esperar que os mais velhos sentem-se primeiro. O alimento deve ser levado a boca e não a boca ao alimento, abaixando-se toda. Beber aos poucos e não encher demais o copo. Cuidado com as sinfonias de talheres, lamber os dedos, um horror! Comida nas beiradas do prato, se não quer deixe dentro do prato sem espalhar.

Devemos treinar as crianças a desde cedo ir aprendendo a comer de tudo, ensinar a por uma bonita mesa, aproveitar as ocasiões como dia dos pais, Natal, Páscoa, boa oportunidade que esta chegando.

Na escola, no emprego ou no comércio. - nestes ambientes, precisamos ter muito cuidado com a cortesia. Que já treinada em casa, fica bem mais fácil.

Ao entrar e sair de uma aula, ou do trabalho – cumprimentar os que estão presentes. Atenção nas aulas – demonstrar interesse, perguntas condizentes ao assunto falado. Apresentar bem os trabalhos desde a escola, para quando estiver trabalhando não sofrer a vergonha de ouvir do chefe sobre o estado do nosso trabalho, a higiene e a apresentação.

Ensinar a não riscar paredes, carteiras, tudo que for de uso público. Tratar bem os colegas, como gostamos de ser tratados. Cuidar do silêncio tanto na aula como no trabalho. Manter o bom trato, evitar piadas de mau gosto.

Importar-se com a pontualidade, a firmeza de caráter, com a temperança no trato geral. Quem trabalha no comércio, precisa saber lidar com o público, ser solícito, sem ser chato; oferecer ajuda; caras boas, sorridentes; ter paciência. O cliente também deve obedecer a regras de cortesia: não ser grosseiro com o vendedor, não ficar horas numa loja, fazendo o outro perder tempo, se não vamos comprar nada. Agradecer e também ter caras alegres.

Essas atitudes vão educando tanto os nossos filhos, como é um treinamento para nós mesmas. Conseguir nos dominar para não nos deixarmos levar pela agitação atual, que nos leva a cometer vários atos descorteses.

Vamos ser naturais, sem grandes afetações, para não irmos de um extremo ao outro: Nem parecer hipócritas e bajuladores, nem sermos grosseiros e desagradáveis, deixando-nos levar pelo sentimento do momento. Praticando esta virtude, nestes diversos lugares, teremos mais facilidade para resolver: problemas em família; no trabalho; com amigos. Melhoraremos: no trato, na simpatia e nos bons modos. Seremos mais sensíveis em relação aos outros, percebendo, suas necessidades, olhando mais para fora de nós.

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