logo

sábado, 12 de março de 2011

Um filme com valores para todos: “ 127 horas”

Por Patrícia Carol Dywer

Ontem assisti a um excelente filme cujo ator principal era James Franco, aquele rapaz que apresentou a entrega do OSCAR no domingo passado, junto com a Anne Hathaway (do "DIABO VESTE PRADA").

CHAMA-SE "127 HORAS" (de Dany Boyle, EUA/Inglaterra, 2010). Indicado para melhor ator/melhor filme/melhor roteiro adaptado/canção/trilha sonora e montagem. Boyle, é o premiado diretor de Quem Quer Ser um Milionário (2008)?

É sobre um fato verídico, que foi a descrição minuciosa e impressionante, da resistência de um rapaz, Aron Halston, praticante de esportes radicais, que numa dessas aventuras solitárias, ficou preso todas essas horas no fundo de um cânion em UTAH, em abril de 2003. Pelas tantas, cai uma gigantesca pedra que afunila mais ainda a estreita passagem para fora, imprensando o braço direito do rapaz, imobilizando o corpo, no entanto, com o braço esquerdo e as pernas, ele fez malabarismos incríveis tintando retirar a pedra de cima do braço. O resto não conto pra não tirar o interesse de quem não viu ainda.

É um daqueles filmes de tirar o fôlego pela bela e rara lição de superação, e impressiona pela força de caráter de Aron. Estimula os jovens a praticarem esportes variados, melhorando o tônus do corpo, o que ajuda muito nesses momentos de imprevistos e stress, em que é preciso muita calma e cabeça fria... Além de claro, coragem inabalável e iniciativa. É inacreditável tudo o que o rapaz fez durante esses momentos (5 dias) em extrema solidão, passando frio, fome e sede.

Enaltece os valores da família reforçando a necessidade de que uns se preocupem com os outros, praticando atos de delicadeza, consideração e gratidão, e traz a tona a importância de se ter lembranças carinhosas de momentos compartilhados durante a vida com amigos e familiares, para dar força interior.

É recomendado para pessoas acima de 16 anos, pois tem momentos de muita tensão e o ritmo é mais lento, embora em nenhum momento seja arrastado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário