logo

sexta-feira, 4 de março de 2011

Ótimo filme em cartaz: “ A ÚLTIMA ESTAÇÃO”

Por Patricia Carol Dwyer

A estória se desenrola na 1ª década do século XX , abrangendo tanto a vida literária quanto a pessoal mais íntima, familiar, de Leon Tolstoi(1829-1910). Filme de Michael Hoffman.

Revela duas facetas do seu relacionamento com a Condessa Sofia, esposa e mãe dedicada que não compartilha do ideal do marido, de que não deve haver propriedade privada e também a defesa do celibato. Sendo de família aristocrática e zelosa na proteção da herança dos filhos, sua postura altiva embora emotiva e carinhosa também, destoa perante os seguidores da filosofia criada por Tolstoi, que planeja deixar em testamento sua fortuna toda para ser repartida com o povo russo. Nesse “novo” testamento que planeja fazer, também pressionado por um fanático discípulo em particular, o qual é detestado por Sofia, inclui o direito sobre obras-primas, como Guerra e Paz.

Se por um lado, têm um grande amor um pelo outro, 48 anos casados, de outro, vivem em constantes desentendimentos que muito afetam essa relação afetiva tão especial. Alternando entre momentos de felicidade e amargura, o conflito atinge seu auge quando se aproxima o fim da vida do “Conde Lev Tolstoy”, que se vestia como camponês e tratava a todos com grande simplicidade paternal.

É de admirar a belíssima recriação de época, contrastando o poder e o fausto da aristocracia com a opressão e pobreza do povo russo. Os atores, Christopher Plummer(Tolstoi) e Helen Mirren(Sofia) receberam em 2010 a indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante e melhor atriz, respectivamente.

Para adolescentes do tipo "balada" não recomendo, mas para os que são mais afim de histórias, romances, biografias, etc. além de adultos, claro, é uma excelente pedida! Incute fortemente a proteção e afeição em FAMÍLIA, além de contrapor as duas formas políticas opostas: Direito à Propriedade Privada X o Ideal Comunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário