logo

quinta-feira, 24 de março de 2011

Berlim: a capital do futuro que faz questão de não se esquecer do passado

Por Márcia Regina Oliveira

Berlim é uma das capitais mais imponentes da Europa. É impressionante caminhar por suas ruas e admirar a beleza da arquitetura antiga convivendo com construções altamente modernas. Abaixo, podemos admirar a magnífica Catedral de Berlim e o famoso Portão de Brandemburgo, além da imponência do prédio do Parlamento Alemão, em contraste com a arquitetura de vanguarda das gigantescas torres de vidro da Potsdamer Platz, coração financeiro da cidade.




É também surpreendente perceber que uma cidade completamente castigada pelos acontecimentos do passado conseguiu se reconstruir e se reerguer de uma história sofrida relativamente recente.

Apesar da crise que atualmente assombra toda a Europa, a riqueza se faz presente por todos os lados: nos prédios, nos centros comerciais, nos carros, nos transportes e nas roupas. A cidade é um canteiro de obras. Ainda há muitos terrenos vazios antes ocupados pelo muro e que agora dão lugar a inúmeros arranha-céus, reflexos da prosperidade econômica do país.
Mas, nem tudo são flores: apesar de estar voltada para o futuro e de direcionar esforços para reunificar uma cidade que, por mais de vinte anos foi dividida por um muro (e, principalmente, por diferentes ideologias), várias lembranças de um passado triste persistem.
O Memorial aos Judeus Mortos na Europa, que é uma praça onde se encontram quase 3 mil blocos de concreto que lembram um cemitério, é um dos exemplos de que o povo alemão não pretende "varrer sua história para baixo do tapete". Ao caminhar pelo labirinto formado pelos blocos cinzentos de diversas alturas, a sensação é de confinamento e solidão, que nos remete ao horror vivido pelos judeus. No subsolo, há um museu que revela histórias pessoais de algumas das vítimas, como cartas enviadas de dentro dos campos de concentração e fotos de famílias que foram dizimadas pelo preconceito e irracionalidade dos que estavam no poder.

Alguns trechos do "muro da vergonha" também foram mantidos em determinados pontos da cidade. Na foto abaixo, vê-se uma parte do muro próxima ao local onde existia o quartel-general do nazismo (escritório central da Gestapo e da SS). Lá, há uma mostra permanente chamada de Topografia do Terror, que exibe, através de documentos e fotografias, as ideias macabras de Hitler e sua turma, com detalhes sobre o genocídio e perseguições aos judeus e a outras minorias e opositores ao nazismo.

Outro museu que nos proporciona uma volta ao passado é o DDR Museum (Museu da República Democrática da Alemanha), que retrata um pouco da vida dos que residiam em Berlim Oriental. Ao contrário da maioria dos museus que conhecemos, ele é completamente interativo - ou seja, você pode tocar nos objetos expostos, como roupas, utensílios de cozinha e carros, como o Traby, na foto abaixo. No DDR Museum, é possível conhecer uma típica casa do lado oriental, que pouco se diferenciava das demais, devido à oferta limitada de móveis e utensílios domésticos existente na época.

Enfim, além de parte conservar o passado doloroso da história da humanidade, Berlim é uma cidade fantástica, uma das principais capitais culturais da Europa, que reúne também incríveis museus com tesouros de diversas partes do mundo. Na próxima postagem, falaremos um pouco mais sobre outros pontos turísticos imperdíveis dessa grande metrópole! Até lá!

2 comentários:

Patricia disse...

ÔBA! MAIS VIAGENS SEM A GENTE TER QUE PASSAR PELO CANSAÇO DOS AEROPORTOS! ACREDITO QUE MUITOS DE NÓS NÃO TEREMOS MAIS O PRAZER DE CONHECER TANTOS LOCAIS DISTANTES,ESPECIALMENTE PELA DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO,IDADE MAIS AVANÇADA, E POR ISSO É TÃO BOM VER ESSAS FOTOS DE PASSEIOS PELA EUROPA E APRENDER SOBRE A HISTÓRIA DESSES PAÍSES.

Mandem mais!!!

Liana Clara disse...

É mesmo Patrícia, adoro "viajar" com as viagens dos filhos, através de suas fotos acabo conhecendo lugares maravilhosos. Além de aumentar a minha cultura geral sem sair de casa!
Vamos aguardar as outras viagens que serão contadas aqui.

Postar um comentário