logo

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 15) Dra Mannoun Chimelli

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos
amigos.

Casar com
o pacote completo: Marido e filhas
1 - O. A. S. diz: Dra estou me casando com um viuvo que tem 2 meninas de 9 e 13 anos. Elas são muito esquivas comigo e não sei o que fazer para conquistá-las. Sei que na idade da de 13 anos já deve rolar namorinhos. Como vou poder orientá-las se elas não confiam em mim? Já namoro o pai delas a 2 anos e ele ficou viuvo a 3 anos e meio. E neste tempo todo elas são muito fechadas. Vivo dando presentes a elas, fazendo agrados e nada, acho que a avó materna influencia as meninas.

RESP: Cara O.- Não se assuste com a reação das meninas e seja muito simpática com a avó. Afinal, você está entrando no espaço delas...Fale pouco, ouça muito, sorria com delicadeza e observe os gostos de cada qual, entre com o coração muito aberto - umas espetadinhas que receba, não valorize demais...
Com as meninas, sugiro que as convide para fazerem um lanche , em um lugar agradável e e abra seu coração, dizendo-lhes que não pretende ocupar o lugar da mãe delas, mas que deseja muito ser amiga, que você está disposta a ajudar no que necessitarem e que Deus a colocou no caminho da família com algum objetivo bom. Sugiro que não dê presentes materiais - não as conquistará por aí, embora elas até gostem, sem o demonstrar.
Ouça em silêncio quando estiverem conversando com o pai, não opine a favor deste ou daquele, mesmo que tenha vontade e se pedirem seu parecer, sorria apenas e diga - o que vocês decidirem é o melhor...
Sua posição é muito delicada mas confie que dará certo, porque a idade delas é de necessitarem de apoio e compreensão e até mesmo de " cumplicidade " em algumas coisas.
Não faça perguntas porque elas se fecharão e procure conversar com cada uma isoladamente- evite que as duas façam um complô...
Mostre-se segura e firme- carinho e firmeza combinam muito bem. Estou a seu dispor para trocar ideias sempre que necessitar.
Um abraço e faça todo empenho para construir um lar de verdade- é o que as meninas desejam, esteja certa.

3 comentários:

Desolete Araujo disse...

O que fazer para levar meu filho a querer lutar por uma profissão digna do esforço que fizemos até hoje para educá-lo? Esta com 18 anos e não leva os estudos a sério.Até hoje não sabe o que vai querer fazer de faculdade e vive mentindo para nós sobre a escola. Esta no 2º ano do ensino médio.

Selma Duarte Cunha disse...

Dra minha filha tem 14 anos e esta gordinha, a médica receitou sibutramina pra ela tomar. A Senhora acha que deve tomar nesta idade remédio para tirar a fome? Isso cria dependencia? Ela tem 1,60m e 70 kg. Isso já é obesidade morbida? Ela come compulsivamente.

Liana Clara disse...

As respostas sempre se encontram na segunda feira seguinte neste BLOG.
Basta clicar em BLOG e depois procurar a segunda mais próxima da data da pergunta.

Postar um comentário