logo

quinta-feira, 28 de maio de 2015

MINHA EXPERIÊNCIA COM DESMAME

Por Carol Balan

Eu sempre fui contra métodos radicais que deixem a criança chorando por muito tempo. Na verdade, eu sou contra deixar a criança chorar em qualquer ocasião, como falei nesse texto. Quando precisei desmamar meu primeiro filho parecia um grande desafio conseguir fazer isso de maneira gradual e sem grandes traumas. Mas eu consegui utilizando um método muito simples.

O desmame do filho mais velho aconteceu quando ele já estava com 2 anos e 3 meses e o segundo, com 3 meses. Como o ano anterior havia sido muito complicado (eu tive uma doença grave nos olhos, no início do ano; depois veio a gravidez e duas mudanças de casa) eu acabei adiando o desmame dele. Porém, depois de passar a novidade da chegada do irmão, decidi que era hora de começar o desmame. Quando comecei a ler sobre o assunto e conversar com pessoas mais experientes eu sempre ouvia o mesmo: “desmame de criança grande não tem como ser gradual, tem que ser traumático”. Não me conformei com isso e procurei até encontrar o método descrito nessa página. http://vilamamifera.com/depeitoaberto/desmam/

Fiz dessa maneira e foi muito eficiente. Como ele já era maior, só de não oferecer o peito (que eu já não fazia) e distraí-lo quando ele pedia, foi o suficiente para conseguir o desmame em menos de 10 dias. Outra coisa que fiz foi comprar um copo bem bonito, embrulhar, entregar a ele com toda pompa e importância e falar que era um copo especial, só dele, que ele ia usar aquele copo só para tomar leite e coisas assim. Com a chegada do irmão ele sentiu que perdeu espaço em casa, então achei importante mostrar que ele tinha coisas só dele que eram importantes também.

Quando chegou a vez de desmamar o segundo, preferi fazer isso um pouco mais cedo, quando ele estava com um ano e decidi começar o desmame noturno primeiro. Como o método desse site não funcionaria para o que eu queria, utilizei um outro que aprendi ainda na faculdade, relatado pela psicanalista Melanie Klein. Ela afirma que o desmame deve começar a acontecer por volta dos 9 meses, deve ser gradual e estar completo até aproximadamente 1 ano.

Como meu ideal sempre foi iniciar o desmame por volta de 1 ano, achei que seria uma técnica boa para nós. A maneira dela é ainda mais simples: você começa a substituir as mamadas primeiro por mamadeira e em seguida por copo. No começo só utiliza a mamadeira, quando a criança já está adaptada, começa a substituir um horário de mamadeira pelo copo, de maneira que a criança tomará leite no peito, na mamadeira e no copo. Aos poucos vai aumentando os horários que oferece mamadeira e copo até não oferecer mais o peito e depois vai tirando a mamadeira. Ao final do desmame, a criança só tomará leite no copo. Essa técnica é feita de maneira muito gradual, então o ideal é fazer as substituições aos poucos, escolhe um horário e oferece a mamadeira, espera uns dias e oferece em mais um horário, depois começa o copo e assim por diante.

Quando os meninos estavam com 1 e 3 anos eles se revezavam no sono e eu não dormia mais que 2 a 3 horas seguidas por noite e não mais que 5 horas no total. Comecei a ficar extremamente cansada e por isso decidi iniciar o desmame noturno primeiro. Começamos a oferecer a mamadeira quando ele acordava no meio da noite e era meu marido que levava a mamadeira para ele. Eu amamentava por volta de meia-noite, quando ele pegava no sono mais longo da madrugada e entre 3 e 4 horas, quando ele acordava, tomava uma mamadeira. Durante o dia ele seguia mamando no peito e os demais líquidos sempre bebia no copo. Depois de uns dias comecei a oferecer a mamadeira para ele dormir a soneca da tarde e as demais mamadas do dia ele mesmo já foi diminuindo o interesse, fui seguindo a outra técnica que mencionei primeiro e conseguimos o desmame em 1 mês. Eu deixei que ele continuasse um pouco mais de tempo com a mamadeira porque ele tomava e dormia, mas antes de 2 anos ele já não estava mais com a mamadeira também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário