logo

domingo, 10 de maio de 2015

Dia das Mães - 2015

Por Maria Teresa Valente Serman

Tudo que podia se dizer já foi dito sobre este dia, e a maternidade em si. “Ser mãe é sofrer no paraíso”; “Toda mãe é igual, só muda o endereço!”; “Meu filho, melhor parte de mim”; “Meu filho, minha vida”; enfim, vocês sabem... Mesmo sendo mãe de cinco filhos e duas noras, e avó de dois para três netos, não sei o quê acrescentar, senão que, se o corpo é da mulher, como dizem alguns, não para defendê-la, mas para que essa autonomia sirva para fins escusos, eu contraponho que o melhor que podemos fazer com nosso corpo é permitir e favorecer sua fecundidade, não só do útero, mas do coração, da alma, do nosso ser feminino completo.

Conheço e admiro muitas mães que não o foram fisicamente, mas em plenitude de amor por outras crianças,  próximas ou não. Sou fã de carteirinha de minha nora Jussara, alegre, paciente e criativa mãe de três crianças, uma ainda no ventre, para alegria de todos nós. Observo mães de todas as idades e níveis culturais e sociais, e cada vez mais me convenço que não é a ciência acadêmica que nos pode ajudar a sermos melhores, mas a sabedoria que se aprende da simplicidade e da humildade.

Nada contra o estudo, a cultura e a leitura sobre como criar filhos, pelo contrário. Só penso, com minha parca experiência como mãe e de vida, que as mães, como escreveu nossa sábia Dra.Mannoun Chimelli, precisam gastar mais tempo com os filhos, em vez de dedicarem tanto tempo e energia para ganhar dinheiro que propicie a estes todas as novidades digitais e eletrônicas, todos os cursos que possam fazer, todas as viagens que consigam empreender.

Filhos precisam de suas mães, e quantidade de convívio também é qualidade. E filho precisa de irmãos, outros filhos, para aprender a compartilhar com eles sua mãe. Assim, saberá compartilhar o amor sempre. Dói meu coração quando vejo, em muitas mesas de restaurantes, um casal e uma criança, cada um, geralmente, imerso em seu celular ou tablet. Tenho vontade de dizer a essa mãe: Olha, se o menino(ou a menina) tivesse mais irmãos aqui com ele(ela), você teria mais risos à sua volta, e mais possibilidade de namorar seu marido, pois eles se ocupam entre eles.

Deus guarde e ilumine todas as mães, guiando seu amor e multiplicando-o, não só em intensidade, mas em número de filhos a recebê-lo. PARABÉNS PARA TODAS NÓS!

3 comentários:

Patricia Carol disse...

Grande abraço carinhoso de outra mãe que te admira, pelo exemplo de mulher que sabe se "dividir para multiplicar"! Não sei se dá pra entender, Tetê, mas sua foto com os filhos fala por si só.

Pat

Pat disse...

Ah! Esqueci de comentar que na foto da minha mãezinha quase Centenária, ficaram faltando mais 3 filhos. Dois ainda não haviam chegado para o almoço e um está FELIZ DA VIDA LÁ NO CÉU, com NOSSA SENHORA.

Liana Clara disse...

Pat quem tem muitos filhos sempre tem dificuldades em ter todos na mesma foto. Mas, como eu tinha essa que ela está tão bem, não podia deixar de colocar.
Feliz dia das mães pra você também. Beijos

Postar um comentário