logo

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 142)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 – C. diz:   Dra estou sofrendo muito por não saber nada para o futuro incerto da minha filha que está com 3 anos de idade e teve o diagnóstico de Agenesia Parcial , e na época o médico disse que eu não tivesse muitas esperanças quanto ao futuro dela. Cada dia tem sido uma imensa angustia e a cada ocorrência penso que é o fim da minha filha. O que posso fazer para cuidar melhor dela e dar a ela o melhor de qualidade de vida. Tenho outro filho e este é perfeito. O que fiz de errado para que ela nascesse assim?

RESP: Cara Sra C. Sua pergunta é a mesma de tantos pais cujos filhos nascem com alguma dificuldade...Compreendo e agradeço por  partilhar comigo de seu sofrimento !

Sempre que lhe ocorrer pensar " que fiz de errado para que ela nascesse assim ?"  reflita que  mesmo das coisas aparentemente muito ruins, pode nos vir um Bem. Não se considere culpada, mas privilegiada, porque ter na família alguém especial, faz esta família muito especial! Quanto bem, vocês podem fazer às pessoas que sofrem, se revoltam, não aceitam seus filhos e poderiam viver tão bem !

A senhora me diz que sua filhinha tem o diagnostico de Agenesia parcial. Suponho que se refira a  um distúrbio genético cerebral, mas não mandou maiores detalhes. Quais os sintomas e sinais que ela apresenta? Tem atraso no seu desenvolvimento, apresenta convulsões, distúrbios da linguagem?

 O seu médico assistente é a pessoa mais indicada para dar à família  todas as informações e tentar responder suas perguntas , mas lembrem-se de que nem sempre os médicos terão todas as respostas ...
A melhor qualidade de vida está em ter uma família que proporcione  carinho, aconchego, acolhida, ambiente alegre, casa florida, música... Não viva angustiada esperando o pior  !

 Arrume-se bem, sorria sempre, cante, converse com ela e com todos alegremente, tenha ESPERANÇA! Todos em casa merecem receber da senhora, que é MÃE , o melhor que lhes possa oferecer !

Saiam, distraiam-se,recebam amigos em casa,façam visitas, não se retraiam !Conversem com outras famílias, não se lamentem nem imaginem que os outros terão pena de vocês - cada família humana tem suas dificuldades e necessitamos uns dos outros!

A senhora tem uma Religião? Acredita em Deus? Acaso está revoltada com Ele por ter permitido que sua filhinha nascesse com uma doença congênita? Pense com calma  que Deus tem planos para cada um de nós e os desconhecemos...

Procure avaliar qual o Bem que já veio para sua família em função  da doença que sua filhinha apresenta ...
Quem sabe estão mais unidos, quem sabe estarão mais compreensivos uns com os outros, unidos em torno dela... Não se culpem, por favor! Vivam cada dia intensamente, proporcionando uns aos outros, muito carinho, delicadeza, paciência, alegria!

Mande mais detalhes de sua filha, o que apresenta no dia a dia, alguma foto -se desejar -  e volte a falar comigo sempre que quiser, ok ?
Atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Lúcia disse...

Dra a partir de que idade podemos ter um diagnóstico seguro de um psiquiatra, sobre ser bipolar ou esquizofrênico? Tenho um rapaz de 15 anos que estamos tratando com médico especialista e ele nos diz que nesta idade não dá pra saber se o que ele tem é uma dessas doenças, por causa da idade do meu filho.

Anônimo disse...

Tenho 3 filhos, sendo que um adolescente de 14 anos, um de 8 anos e agora um bebê de 2 meses. Estou ficando louca com os três, sem saber como me dividir pra dar atenção aos maiores e ao bebê ao mesmo tempo. O adolescente anda muito rebelde e grosseiro comigo e com o pai. Como posso melhorar a atenção para cada um?

Postar um comentário