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quinta-feira, 14 de junho de 2012

É bom saber – parar de chorar

Colaboração de Agnes Daniella Miley

ESTÍMULOS QUE DEVEM ESTAR PRESENTES DESDE O NASCIMENTO ATÉ O SEGUNDO MÊS:
Os estímulos são essenciais e quase sempre promovidos, mesmo quando os pais não percebem que assim estão procedendo. Ao oferecer um chocalho, está se aguçando a visão da criança, bem como estimulando a inteligência espacial. Ao conversar com ela, ao que tudo indica, desperta-se sua sensibilidade linguística, assim como uma música suave representa ferramenta para a audição e a inteligência musical.

Quando a criança não para de chorar experimente outros estímulos:
  • Segure a criança, deitando-a sobre o seu estomago ou peito para que ela ouça seus batimentos cardíacos e sinta a sua respiração. A criança lembra-se do tempo em que, no ventre materno ouvia e sentia esses sinais a toda hora.
  •  Sempre  que possível,  procure uma cadeira de balanço confortável. Sente-se com a criança no colo. Deixe-a ouvir as batidas do coração de adulto, embale-a. Fique assim com ela em um ambiente sereno, numa postura confortável.
  • Se estiver chateada ou irritada, peça a alguém para segurá-la. Sua inteligência interpessoal costuma reagir ao humor de quem está bem próximo delas.
  • Caso não seja um dia muito quente, envolva-a em uma manta aconchegante. Algumas crianças sentem-se mais seguras quando voltam ao ligeiro aperto  do ventre materno.
  • Não tenha receio de acalmá-la com uma chupeta. Sugar é uma necessidade biológica e intuitiva desde os primeiros dias de vida, e esse ato ocasiona prazer, tranquilidade e alegria.
  • Nunca se esqueça da temperatura ambiente. Faça-a sentir-se aquecida ou fresquinha. Mais fácil que mudar a temperatura da criança é mudar a  temperatura do quarto.
  • Cante sempre e jamais deixe de conversar serenamente com a criança. Providencie um som  contínuo ou rítmico que simule o compasso cardíaco.
  • Se o tempo estiver bom, tire a criança de casa, levando-a  para passear no carrinho ou no assento de segurança do carro. Ao que tudo indica, as crianças também gostam de passear em um Shopping Center, desde que não muito barulhento.
  • A criança é muito sensível ao cheiro da mãe. Portanto, se pedir a alguém que tome conta dela, empreste a essa pessoa um roupão ou um suéter já usado pó você.
Mais sobre estímulos:
““... os neurobiologistas defendem que cada uma das inteligências humanas possui sua “janela” e que os estímulos são sempre mais proveitosos quando promovidos no período em que essas “janelas” estão escancaradas. Considerando que essas janelas das inteligências vão se abrindo aos poucos e sem pressa, não há necessidade de que os pais acumulem tentativas de fazer com que as crianças aprendam tudo de uma só vez.
Nunca pense em estímulos como meio de apressar o desenvolvimento de uma criança. Estímulos são como alimentos e precisam ser dosados adequadamente. Jamais confunda a velocidade do desenvolvimento com a inteligência. “A rapidez apresentada no andar, sentar, ficar de pé ou correr é produto de heranças genéticas muitas vezes distantes e influência do meio ambiente, não podendo ser usada como elemento identificador de maior ou menor inteligência...”
TUDO ISSO E MUITO MAIS VOCÊ ENCONTRA EM: A CONSTRUÇÃO DO AFETO DO PROFESSOR Celso Antunes,  Augustus Editora, 1999

Um comentário:

Anônimo disse...

ótimas dicas

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