logo

quinta-feira, 7 de maio de 2015

SOBRE A EDUCAÇÃO DE FILHOS

Por Carol Balan

Aos pais cabe a responsabilidade de educar seus filhos. Isso não é novidade, mas será que estamos levando a sério a grandeza dessa missão? Educar os filhos é algo que deve acontecer desde o nascimento e não acaba nunca. Ainda que os filhos já sejam adultos, os pais podem continuar prezando pelos bons costumes, dando conselhos caso percebam a necessidade.

Mas para que os filhos cresçam com autonomia e segurança, é muito importante que os pais prestem muita atenção à educação dos pequenos. Ensinar a sempre pedir por favor e dizer obrigado, ensinar a aguardar sua vez de falar e, principalmente, não interromper quando os outros estão falando.

Ensinar a controlar suas vontades também é um grande favor que os pais prestam aos seus filhos. Quanto mais aprendemos a ter autocontrole, mais conseguimos controlar o foco necessário para realizar nossas atividades e isso é decisivo para o futuro, quando precisamos nos dedicar aos estudos e ao trabalho.

Também acredito que seja fundamental cuidar daquilo que nossos filhos ouvem e veem. A criança tem uma ingenuidade que não precisa ser corrompida precocemente, não existe nenhum ganho nisso. Dessa forma, os pais não deveriam permitir que os filhos tivessem acesso a músicas e programas que tenham implícita ou explicitamente, menções a atos sexuais, palavrão etc. Ao contrário, seria muito mais saudável se as crianças tivessem acesso a histórias de fantasia e até mesmo acreditar em lendas, como Papai Noel, Coelhinho da Páscoa.

Tudo tem um tempo, não devemos ter pressa e deixar a criança atropelar fases. Cada fase é extremamente necessária para o desenvolvimento do indivíduo como um todo, pular uma dessas fases pode trazer prejuízos no futuro. Não existe pressa quando se trata do desenvolvimento, muito mais importante é um desenvolvimento pleno, que gere um adulto confiante e responsável, do que um desenvolvimento rápido e precoce, que resulte em um adulto infeliz ou imaturo.

Um comentário:

Patricia Carol disse...

Sábias palavras essas suas! Faz a gente lembrar e pensar nos nossos acertos e erros, por inexperiência em lidar com os filhos pequenos, mas sempre dá tempo de consertar!
É muito bom ver que eles se desenvolveram sem grandes problemas, e que os que possam ter havido, com carinho e generosidade são possíveis de serem consertados.
Abraços, xará!

Postar um comentário