logo

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Festinhas: Faça você mesmo

Por Manuela Freitas*

No artigo anterior (veja aqui), falei sobre as comemorações.  Agora sugiro um roteiro e dicas para a organização de uma festinha infantil em casa.

Planejamento

Sugiro começar a pensar sobre o que fazer com alguns meses de antecedência.
Antes de qualquer coisa, é primordial pensar o que será feito. Onde, quando, quem convidar...
Local: Em casa apenas para a família? No salão do prédio para família e amigos? Na casa de algum parente?
Quando: Que dia da semana? Qual horário?
Quem convidar: Poucos ou mais convidados?

Respondidas estas perguntas, podemos seguir para as próximas etapas.

O tema

O passo seguinte é escolher o tema da festa. Se seu filho já tem os personagens favoritos e idade para dar opinião, com certeza vale deixar que ele escolha, afinal o aniversariante é ele.
Normalmente os personagens do momento possuem um leque de produtos para festas em várias lojas. Particularmente tento fugir destes produtos, pois são sempre os mais caros. Muitas gráficas são especializadas em personalizar itens para festa e é possível encomendar adesivos para garrafinhas, tampas de marmitinha, wrappers e toppers para cupcakes,... todos do personagem.
Uma ótima opção, mais econômica, é utilizar a impressora de casa, pois existem muitos sites que disponibilizam os kits festa prontos para baixar.

Alguns sites:

http://fazendo-festa.net/

http://fazendoaminhafestainfantil.blogspot.com.br/p/kits.html

Lista de Compras

Por menor que seja a festinha, ela sempre demanda uma certa organização do que fazer.
Escolher receitas, organizar o cardápio e calcular quantidades são essenciais para que possamos fazer também um planejamento financeiro, e não tornar a festinha uma dor de cabeça e um rombo no orçamento.
No meu blog Bebê a Ba compartilhei uma calculadora de quantidades que encontrei na internet, muito útil para auxiliar no planejamento de qualquer festa.

Link para o blog:
http://bebe-a-ba.blogspot.com/2012/11/calculadora-para-festa-infantil.html

Itens permanentes

Para quem gosta de organizar festinhas em casa, é interessante investir em alguns itens que serão utilizados por muitos anos em qualquer comemoração.
A primeira festinha certamente será a mais dispendiosa financeiramente se você optar por adquirir alguns materiais, mas fará um investimento para toda a vida.
Como exemplo temos toalhas e sobrepor para mesas, bandejas e pratos.
De todo modo, caso não queira comprar estes itens, existem empresas especializadas que alugam todo o material necessário para festas.

Execução

Com todo o planejamento realizado com antecedência, itens listados e materiais comprados, é só partir para a execução.
Elabore um checklist para a semana da festa, e tente segui-lo ao máximo, para não se sobrecarregar na véspera.
Alimentos que podem ser congelados ou refrigerados podem ser preparados com alguns dias de antecedência e você ganhará bastante tempo.

No cardápio, não podem faltar:

•    Cachorro-quente
Uma das receitas de sucesso para festinha infantil. Parece bobagem, mas planejar um cachorro-quente elaborado é garantia de convidado satisfeito e pedindo mais.
Sem falar que é muito prático e pode ser feito e congelado com uma semana de antecedência.
Disposição: Uma mesa exclusiva para todos os itens
•    Salsicha no molho – servida num rechaud (para manter aquecido)
•    Pão – Em saquinhos próprios para cachorro-quente
•    Ervilha, milho verde, tomate, cebola, pimentão, batata palha, queijo ralado – em potinhos individuais
•    Maionese, mostarda, catchup – Em bisnagas próprias
•    Guardanapo, faca e colheres

•    Bolo
Este é o astro principal de qualquer festa. Se não for possível fazer um bolo super elaborado, é interessante incluir elementos que remetam ao tema da festa. Uma vela bonita pode dar destaque a qualquer bolo simples.
Se a mesa estiver composta de muitos itens do personagem não convém exagerar demais no bolo, pois ficará tudo muito carregado. É importante observar se há harmonia na organização da mesa.

•    Bebidas
Água, refrigerante e suco são essenciais. Se desejar incluir bebida alcoólica, lembre-se da temperatura. Cerveja não pode passar muito tempo gelando. Uísque necessita de gelo. São pequenos detalhes que podem trazer dor de cabeça na hora se forem esquecidos.

•    Descartáveis
Louça própria é linda em qualquer ocasião, mas lembre-se que se a festa está sendo feita em casa. Utilizar pratos e copos demandará sua limpeza ao final da festa. Em nome da praticidade, existem várias opções de lindos descartáveis de acrílico. Mas o bom e velho descartável convencional é mais barato e com certeza não tirará o brilho da comemoração.

•    Doces e Salgados
Brigadeiro é o preferido de toda festinha. Se sua mesa contar com muitas guloseimas como cupcake, brigadeiro de colher, brownie, bem-casado, bisnagas e demais doces, vale diminuir na quantidade dos demais docinhos.

Salgadinhos convencionais (coxinhas, rissoles, bolinhas, empadas) entram em cena se outro tipo de salgado não estiver sendo servido. Para fugir dos padrões coxinha, coxinha e mais coxinha, uma boa opção é oferecer torta salgada de legumes, cupcake salgado, e tantas opções de minisalgados e para abrir mão das frituras.

Espero que gostem das dicas e muito sucesso nas comemorações!

Manuela Freitas* –  é administradora e servidora pública federal, atualmente especialista em normas e gestão de benefícios. Católica, casada, mãe de dois meninos, adora cozinhar. Torcedora do Náutico, depois de morar em vários cantos do país, está de volta ao seu aconchego em Recife/PE, sua cidade natal.

Um comentário:

Jaqueline Melo disse...

Show Manuela! O planejamento é essencial e a parte mais importante do processo... Hehehe... Nas festas não poderia ser diferente! É interessante planejar tudo, até para saber a dimensão da festa e o número de pessoas que poderão ser convidadas! Ótimo texto, adorei!

Postar um comentário