logo

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Os Benefícios dos Métodos Naturais – A Saúde do Casal

Por Luciana Aguilar*
Os Métodos Naturais, como forma de planejamento familiar, trazem diversos benefícios para a família e a sociedade. No texto anterior* apontamos os benefícios para o relacionamento familiar, tanto o conjugal quanto com os filhos. Dentre outros benefícios, o acompanhamento e a supervisão da saúde do casal, tanto do homem quanto da mulher.

O primeiro benefício à saúde é o conhecimento dos corpos feminino e masculino, e, principalmente, da fisiologia de seus aparelhos reprodutores. Ao conhecer o próprio corpo e a do cônjuge, a vivência da sexualidade e do planejamento das gestações torna-se mais consciente – o casal compreende melhor as causas e consequências das decisões tomadas. Ademais, essa vivência permite a elaboração de uma relação mais respeitosa consigo e com o esposo, sabendo dos limites e desejos estabelecidos pelo corpo.

Para a mulher, o acompanhamento de seus ciclos menstruais permite a percepção de possíveis problemas ou irregularidades no ciclo. Conforme mudanças de padrões aparecem, ou novidades como corrimentos e sangramentos, ela pode concluir que há algo errado e, com isso, procurar um profissional de saúde. A prática de anotar os sinais que o corpo oferece da fertilidade, bem como os diferentes sintomas (dor de cabeça, enjoos, oscilações emocionais, peso etc), permite a construção de um relatório quase que completo da saúde da mulher.

Ainda para a mulher, os Métodos Naturais não a tornam dependente de qualquer medicamento ou dispositivo, não alterando o funcionamento de seu corpo, tampouco trazendo toda carga de efeitos colaterais e reações adversas que o uso de destes elementos pode acarretar. Também não impõe a necessidade de cirurgias ou procedimentos cirúrgico - que trazem riscos e, em alguns casos, não podem ser revertidos.

O homem também se beneficia do uso dos Métodos Naturais, por que não? O conhecimento do próprio corpo faz com que o homem se volte para a sua saúde, coisa bem rara nos hábitos masculinos. Mais que isso, ao observar a mudança do ritmo de sua vida sexual, as suas necessidades e demandas, o homem é capaz de desconfiar de algum problema em sua saúde, em especial, os problemas hormonais. Fora isso, há ainda a possibilidade de perceber problemas relacionados à fertilidade quando, mesmo a mulher tendo seu ciclo regular, o casal não consegue engravidar.
Desse modo, o uso dos Métodos Naturais de planejamento familiar permite ao casal o autoconhecimento e do cônjuge, e com isso, o acompanhamento da saúde de ambos. Serve de auxílio na percepção de problemas da saúde, não só a sexual e reprodutiva, mas a saúde global de cada um.

No próximo texto, apresentaremos os benefícios sociais decorrentes do uso de Métodos Naturais.

*Luciana Aguilar -  é católica, casada com Wander e mãe de três. Socióloga, servidora pública federal. É uma brasiliense encantada por Brasília, cidade onde mora. Tem duas grandes paixões: o Fluminense e uma boa comida.

Um comentário:

Unknown disse...

Show de bola Luciana! Que bom seria se todos os casais conhecessem os métodos naturais! Parabéns pela iniciativa e pelo texto!

Postar um comentário