logo

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Uma mulher, mãe e esposa de verdade – Santa Rita de Cássia

Sua história é um grande exemplo para todas as mulheres e pode ajudar-nos a aceitar melhor nossa vida.

Nasceu em maio do ano 1381, sua casa era perto de Cássia, entre as montanhas, a umas quarenta milhas de Assis, na Úmbria, região do centro da Itália. Sua vida começou em tempo de guerras. Seus pais, Antonio Mancini e Amata Ferri, eram conhecidos como os "Pacificadores de Jesus Cristo", pois os chamavam para apaziguar brigas entre vizinhos. Foi filha única. Apesar da idade avançada, Amata (62 anos), conta a história, que um anjo apareceu a ela e lhe revelou que daria à luz uma menina que seria a admiração de todos, escolhida por Deus para manifestar a todos os seus prodígios.

Rita, desde menina, aprendeu tudo acerca de Jesus, a Virgem Maria e os mais conhecidos santos, com seus pais. Ela queria ser religiosa durante toda sua vida, mas seus pais escolheram para ela um esposo. Acreditamos que Deus quis assim dar-nos nela o exemplo de uma admirável esposa, cheia de virtude, nas mais difíceis circunstâncias, pois seu marido demonstrou ser bebedor, mulherengo e abusador. Ela padeceu no longo período de dezoito anos que viveu com ele. Incontáveis foram os atos de paciência e resignação que praticou ,espancada, não se queixava e era tão obediente que nem à igreja ia sem a permissão de seu brutal marido.

A mansidão, a docilidade e a prudência da esposa, porém, suavizaram
aquela rude impetuosidade, conseguindo transformar em manso cordeiro aquele leão furioso. Com que eloquência ensinava às suas vizinhas casadas o modo de manter a paz e a harmonia com seus esposos. Elas, admiradas por nunca terem visto divergências em casa de Rita, iam com frequência consolar-se com ela e expor os dissabores e ultrajes que recebiam de seus maridos.

Sempre dizia as amigas: "Lembrai que, desde o momento em que recebemos nossos esposos como maridos, aceitamo-los como nossos donos e senhores, e assim lhes devemos amor, obediência e respeito, pois isso significa ser casadas! Notai que não tem menos culpa a mulher que fala mal de seu marido do que o marido que, com incorreto proceder, dá ensejo à mulher para que fale mal". Por isso, não permitia que em sua presença se murmurasse dos defeitos alheios. Por esse meio conseguiu desterrar de muitos o péssimo costume de falar mal dos outros.

Encontrou sua fortaleza em Jesus Cristo, em uma vida de oração, sofrimento e silêncio. Tiveram dois gêmeos, os quais herdaram o temperamento do pai. Rita se preocupou e orou por eles. Depois de vinte anos de matrimônio e oração por parte de Rita, o esposo se converteu, pediu-lhe perdão e lhe prometeu mudar sua forma de ser. Rita perdoou e ele deixou sua antiga vida de pecado. Passava o tempo com Rita nos caminhos de Deus. Seu esposo havia se modificado,mas  seus antigos amigos e inimigos não . Uma noite, Paolo não chegou em casa. No dia seguinte, encontraram-no assassinado.

Sua pena foi aumentada quando seus dois filhos, que eram maiores, juraram vingar a morte de seu pai. As súplicas não conseguiram dissuadi-los. Foi então que Santa Rita compreendeu que mais vale salvar a alma que viver muito tempo: rogou ao Senhor que salvasse as almas de seus dois filhos e que tirasse suas vidas antes que se perdessem para a eternidade por cometer um pecado mortal. O Senhor aparentemente respondeu a suas orações: os dois padeceram de uma enfermidade fatal.

Durante o tempo de enfermidade, a mãe lhes falou docemente de amor e do perdão. Antes de morrer, conseguiram perdoar aos assassinos de seu pai. Rita ficou convencida de que eles estavam com seu pai no céu.

Esta foi sua vida de casada. Depois de viúva e tendo perdido os filhos, foi para um convento agostiniano. Consta que ali plantou uma roseira, que todos os anos dá flores em pleno inverno. Fez seus votos no  ano de 1417, e ali passou quarenta anos de consagração a Deus.

Podemos ler muito mais sobre esta santa,  comemorada no dia de hoje por toda igreja católica no mundo, que faleceu em odor de santidade.

Ver no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Rita_de_C%C3%A1ssia

Nenhum comentário:

Postar um comentário