logo

domingo, 16 de setembro de 2012

Li por aí: “Inveja e olho gordo”.



Com muita frequência as pessoas me procuram dizendo que estão sentindo um ambiente pesado, carregado, que estão sentindo muita energia negativa e as coisas não estão fluindo. E aí me perguntam se existe olho gordo.

A primeira coisa que digo é a seguinte: se alguém olha para nós e nos deseja o mal, isto não se transmite pelo ar. Muitas pessoas acreditam que o olhar, o pensamento, são como energias que se transmitem pelo ar. Com um pouquinho de base filosófica vemos que o olhar e o pensamento não tem este poder, não são energias e sim realidades imanentes, isto é, ficam circunscritas à própria pessoa.

Coisa diferente são nossas ações. As ações, sim, podem provocar um ambiente pesado: falar mal dos outros, xingar, provocar intrigas, mentir, caluniar, fazer fofoca, etc. É isto que explica o ambiente pesado.

Por outro lado, se as coisas não estão fluindo, isto se pode dever a três fatores:
- ou porque há pessoas que estão fazendo coisas concretas contra nós;
- ou porque nós mesmos somos os culpados: por tomar decisões erradas no trabalho, na vida, etc.
- ou porque faz parte dos planos de Deus. Nunca podemos nos esquecer que Deus se serve das dificuldades para que nós cresçamos e amadureçamos.

Por outro lado, o que fazer quando há no ambiente, pessoas que, movidas por inveja, desejam o nosso mal e realizam ações para nos prejudicar?

A primeira coisa que diria é bem simples, mas muito eficaz: rezar por elas! Em geral não rezamos por pessoas que desejam o nosso mau e nos prejudicam. O que sim fazemos é odiá-las e desejar-lhes também o mal. Se nos deixamos levar por esta atitude, entraremos num círculo vicioso onde a inveja só irá aumentar.

O seguinte passo é não querer mostrar-nos superior a ninguém. Em geral, o que desencadeia o sentimento de inveja numa pessoa é algum tipo de ostentação da nossa parte, mesmo que seja velada. Se rompemos as barreiras que possam existir entre nós e as pessoas que sentem invejam de nós, se nos mostramos solidárias com elas, se nos mostramos preocupadas com os seus problemas, sumirá praticamente, como num passe de mágicas, qualquer assomo deste sentimento. Experimentem!

Como se costuma dizer por aí, o melhor segredo em qualquer divisão de um bolo não é ganhar-perder, mas ganhar-ganhar. Se de alguma maneira e na medida das possibilidades todos saem ganhando, o sentimento de inveja não vem à tona.

Como sempre, o grande segredo é querer, no fundo, o bem de todas as pessoas. Se as queremos, muitos problemas desaparecem. Dificilmente elas quererão o nosso mal. Aumentemos o nosso amor ao próximo e a Deus e estaremos muito mais protegidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário