logo

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Sua casa - Dicas de Arquitetura e Decoração (Parte 1)

Carmem disse...
Eu gostaria que ele desse alguma dica do que fazer quando temos um apartamento de 2 quartos e o segundo filho é um menino e o quarto está todo cor de rosa, por causa da menina mais velha, de 2 aninhos. É um quarto de 3,20 X 3,0.
Cara Carmen,
Inicialmente parece-me que a solução mais fácil seria pintar o quarto, trocando a cor das paredes por uma cor neutra... E, de fato, esta pode ser uma maneira simples de resolver a questão. Porém, o trabalho de pintura e substituição dos detalhes que devem fazer parte da decoração rosa podem tornar a mudança um pouco “traumática”.
Como sugestão, diria que a nova decoração deve ser acompanhada ou coordenada por um profissional da área (uma decoradora ou um arquiteto de interiores), e sem pressa. Como o menino acabou de “chegar”, algumas semanas ou os primeiros meses não devem ser motivo para desconforto... Procure planejar bem antes de colocar “mãos à obra”.
Depois, como o quarto possui uma boa área, sugeriria ao profissional e para vocês, tentar criar duas pequenas atmosferas independentes (uma de menina e outra de menino), sendo a transição entre elas uma cor neutra (possivelmente o branco ou um tom de bege). Um diferencial nesta ideia é a de tentar preservar alguns dos detalhes da decoração atual da menina.
Como diretriz principal definiria todo o quarto com esta cor neutra (branco ou bege) e destacaria o rosa e o azul em detalhes ou até mesmo em pequenas áreas em paredes diferentes.
Uma segunda ideia, menos complexa, seria a de escolher algum tom de verde ou amarelo e substituir cores e detalhes rosa por ela. Também não deixe de lembrar que a opção papel de parede pode ser solução prática e rápida. Outra ainda é o lambri de madeira branca, até um metro de altura, que poderá gerar uma nova percepção para o novo quarto do jovem casal de irmãos.
Espero ter ajudado; desejo muitas felicidades para a família e sucesso na futura reforma.
Arq. Christian Michael Seegerer






Um comentário:

Sergio Ricardo disse...

Estou pensando em casar em 2014. Comprei um terreno no bairro de Campo Grande no Rio de Janeiro que tem 35m de frente e 62m de comprimento. Estou pensando em construir uma casa mas não tenho dinheiro para fazer tudo de uma única vez já que o terreno é muito grande.

Alguma sugestão para construir aos poucos e ter algo em que possa morar? Existe alguma solução para fazer uma casa inicial e depois ir ampliando?

Postar um comentário