logo

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Receber com criatividade - receitas

Estas receitas de musses são do Curso Básico de Mesa de Frios, de Andréa Potsch, que fiz e é fantástico. Ela tem um blog maravilhoso,  www.  aromasesabores.com. Modifiquei um pouco de acordo com meu gosto, com menos maionese.

MUSSE BÁSICA
3/4 de vidro de maionese de 250 g
1/2 caixa de creme de leite
2/3 de um envelope de gelatina sem sabor (se for em folha, dependendo da consistência do produto usado como sabor, ricota, atum, salaminho, presunto, frango, salmão, azeitona preta, etc. de 2 e meia a três folhas) - no verão aumente para um pacote e para 3 folhas ou 4 até- dissolvida em 50 ml de água filtrada.
200 g do sabor escolhido bem processado
Temperos a gosto, como cebola, alho, salsa, manjericão, tomilho, molho inglês, tabasco, pimentão, etc, em pedacinhos bem pequenos ou processados.
Cuidado com o sal ao temperar as musses de salaminho, presunto e azeitona, pois esses ingredientes já contêm sal.
Bata tudo no liquidificador ou mixer e coloque em forma untada com óleo ou azeite, sem exagero. Leve à geladeira com antecedência suficiente para firmar bem, e desenforme na hora de servir, enfeitando com galhinhos de salsa, ovos de codorna, pedacinho do ingrediente básico, tomates-cereja partidos. Sirva com torradinhas ou pães, mas não os ponha junto à musse, pois ficarão amolecidos. Se fizerem musse de presunto, podem colocar perto um potinho com geleia de amora, assim como uma musse de brie combina com geleia de damasco.

MUSSE DE KANI KAMA
150 g de Kani
120 g de queijo cremoso, como cream cheese
1 caixa de creme de leite
1 colher de café de mostarda
1 colher de café de molho inglês
1 colher de chá de cebolinha picada
1 colher de chá de pimentão vermelho
1 pitada de gengibre em pó ou ralado
Sal e pimenta a gosto
Gelatina dissolvida como na musse básica, e também na quantidade lá recomendada.
Mesmo procedimento final.

MUSSE DE GORGONZOLA
200 g de queijo gorgonzola
1 caixa de creme de leite (250 g)
1 colher de sopa de maionese
Sal a gosto
1 pitada de noz moscada
1 gelatina em pó dissolvida como recomendado na embalagem
Mesmo procedimento final. Sugestão para decoração ou acompanhamento: nozes em pedaços  (dividir a noz em quatro partes) e uvas verdes sem caroço.

CALDO VERDE MAIS LEVE
Substitua a batata da receita original por couve-flor. Eu também não acreditava que desse certo, mas não só dá como fica delicioso e leve. Cozinhe a couve-flor em maior quantidade do que faria com a batata, pois ela(a hortaliça) encorpa menos. O modo certo de cozinhá-la é em panela aberta, com água e leite pingado, para sairo cheiro. Bata somente o suficiente no liquidificador, para não ficar muito rala. Vai ser um sucesso com menos calorias!
Para mais receitas de sopas, consultem o blog no assunto, há várias.

Se quiser surpreender e divertir os convidados, monte um mini bar em cima de algum móvel ou aparador, com bebidas e ingredientes para alguns coquetéis famosos. Coqueteleira, misturadores, taças e copos adequados completarão o conjunto, com um detalhe especial: as receitas de alguns dos coquetéis estarão ali também. Todos vão se divertir bancando o "bar man ou woman".
Podem ver o texto sobre receber com criatividade clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário