logo

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 109)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 - A. diz: Dra sou coordenadora do ensino médio e gostaria de sugestões de temas para desenvolver com os alunos e filmes a fim de diminuir a promiscuidade entre eles e para conscientização sobre a maternidade e paternidade. Agradeço desde já sua atenção e acompanho sempre as suas respostas.

RESP: Cara A. Obrigada por sua companhia !
Se me mandar seu e-mail, enviarei um video indiano ( talvez já conheça ) sobre a Atitude- um menino que toma iniciativa de ajuda e os outros o seguem. Muito interessante!

Quanto aos temas, seria muito bom que vários ( ou todos ) os professores trabalhassem os temas sob o ângulo de suas disciplinas . Por exemplo, Família - que é, como se vive em família, importância, etc. Dentro do tema família, a sexualidade, valor e verdade, respeito pelo outro ( mesmo que o outro não saiba se respeitar ...)

Valores - que são, quais são, com seus desafios no mundo atual, especialmente o valor mais importante, a própria VIDA e como aplicá-los - honestidade, justiça, sinceridade, obediência, ordem e todos ! No dia a dia de cada qual.

Virtudes, o que são, como gostaríamos de ser tratados e como tratamos os demais, cortesia, delicadeza, gratidão, solidariedade e assim por diante.

Há bons filmes, como " Ao mestre com carinho", ( com Sideney Poitier " Vem dançar comigo" com Antonio Bandeiras ( há outros com nomes parecidos mas o que recomendo é este) "Reaprendendo a viver ", sobre recuperação de jovem infrator," A babá encantada( Nanni Macfee") , " O diário de uma princesa" I e II , " O homem que não vendeu sua alma" vida do Chanceler britânico São Thomas More, os épicos Ben Hur, Lawrence da Arábia, El Cid....

Bem a lista é grande e certamente vocês terão acesso, como Escola, aos Meios de comunicação do MEC, onde emprestam documentários da Paula Saldanha para que os alunos vejam e conheçam as maravilhas do nosso Brasil!

Sugiro uma reunião com seus professores onde o assunto seja tratado e cada qual possa oferecer sua contribuição pessoal- será uma riqueza!

Funciona muito bem um evento de fim semana ( vez por outra ) que congregue Pais, Professores e alunos, com esporte, lanche, filme, apresentações artísticas dos alunos, pais e professores, com suas habilidades e dons...
Boa sorte e fico às suas ordens ! Mannoun

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho 3 filhas mulheres, a mais velha de 18 anos acabou de dizer que está grávida, como devo agir para ajudá-la e ao mesmo tempo não deixar que as irmãs pensem que foi algo bom que aconteceu?

Postar um comentário