logo

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 107)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – O. S. diz: Dra a senhora não acha que os pais hoje perdem muito sua autoridade porque discutem muito com os filhos? E isso não faz com que os filhos não respeitem os pais? Sou avó e vejo meus netos, jovens de 15 e 17 anos sem o menor respeito com os pais e resolvendo tudo na discussão.
RESP: Cara Sra.O.S.

Na verdade, pais e filhos não devem discutir. Diálogo e busca de entendimento mútuo sempre são necessários e válidos, mas, de fato, a autoridade dos pais fica estremecida com discussões onde todos saem perdendo...
Quem sabe a senhora conversaria com calma e serenamente com os pais, expondo seus pontos de vista buscando melhor entrosamento na família ? Creio que trazer a eles sua experiência de vida e observação sempre vale a pena !
Boa sorte e fico à sua disposição! Mannoun

2 – G.M. diz: Como reagir quando a filha de 14 anos quer apresentar o namorado em casa, para nós país. É nossa primeira filha e essa história assustou um pouco e eu pedi tempo para pensar. O rapaz tem 17 anos e ambos estudam. O que devo dizer. Obrigada.

RESP: Cara Sra.G.M.

Parece-me que aceitarem a presença do namorado da filha em casa, ajuda a que ela cresça na confiança em vocês. Expliquem com clareza e carinho que vocês consentem no pedido dela pelo fato dela ter solicitado esta autorização, embora não concordem com o namoro porque tanto sua filha quanto o namorado estão na idade de estabelecer muitas amizades e o namoro naturalmente excluirá outras pessoas do convívio deles. Sair com amigos, estabelecer contatos e descobrir amizades são etapas que não devem ser “queimadas”, são preciosas porque enriquecem a personalidade e compõem esta época de suas vidas que não deve ser deixada de lado...
Recebam bem o rapaz e tenham também com ele uma conversa deste tipo. Claro que vocês falarão de coração a corações, do jeitinho que costumam conversar em casa.
Fico a seu dispor! Atenciosamente, Mannoun

Um comentário:

Anônimo disse...

Dra eu gostaria de saber porque o adolescente é tão diferente daquela criança fofinha que criamos desde pequenina? Parece que de fofinhos viram monstrinhos prontos a nos atacar, qual é a razão?

Postar um comentário