logo

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Não exagere na maquiagem!

Por Maria Teresa Serman

Uma boa maquiagem nos renova e embeleza, mas algumas exageram, no afã de ficarem bonitas. Li estas dicas recentemente e achei que seria bom compartilhar. São pouco itens, mas importantes. Vejamos:

Pó bronzeador ou blush
A finalidade deles é fazer a gente ficar com uma cor de saúde, não virar uma profissional do circo.
O truque para não exagerar é optar por um aplicador bem largo, para não carregar muito em alguns pontos da pele. É hora de "refletir” (como se estivesse na praia, agora não é a hora de meditar, não).
Tentar descobrir em quais áreas do rosto você normalmente fica mais bronzeada e tonalizá-las, de modo que não pareça que você sofreu um
AVC ao se bronzear. Pode-se usar duas tonalidades. Aí você pode criar as nuances no rosto da forma que preferir, empregando um pó bronzeador onde deseja diminuir, mas com cuidado, pra não ficar muito marcado, e um blush em tom mais suave na parte mais proeminente da bochecha. De novo, não carregue na mão, pressão leve, sacuda um pouco o pincel antes de usá-lo. Esta última dica vale para os pincéis de sombras também.

Corretivo mascarado
Taí um ponto perigoso. Querendo esconder as olheiras, usamos muito produto e conseguimos o oposto: que todos vejam que as temos e pusemos uma máscara. Há olheiras de ascendência ibérica, como as minhas, por exemplo, que nem marcas poderosas apagam totalmente. O certo é apelar para outros recursos, como o um toque de blush no côncavo dos olhos (a cor desvia a atenção) e nas bochechas, e iluminar junto às sobrancelhas. Para retocar o corretivo, não o empregue de novo, use um bom iluminador, senão vai ficar carregado inevitavelmente.

Batom demais
Os batons são os itens de beleza mais famosos e adorados. Eles nos deixam realmente mais bonitas e hidratam os lábios. Mas se a gente exagerar, vai parecer que a filhinha de 5 anos é que aplicou. Duas dicas boas para não borrar o batom são:
“Apagar” a boca com o corretivo antes de aplicar. Ajuda a deixar o colorido mais preciso e é muito indicado para as meninas que não tem o contorno da boca muito bem definido. Pó solto também serve, mas resseca. Deve-se passar um hidratante labial e esperar que seja absorvido.
A outra dica é o lápis labial. Ele nos ajuda a marcar os limites.
Pessoalmente prefiro os mais grossos, consigo riscar com mais firmeza, mas isso é questão de gosto. Para não exagerar, comece do alto, respeitando o espaço embaixo do nariz, e cobrindo os ápices dos lábios. Pode-se também cobrir as laterais iniciando pela comissura externa (ponto onde os dois lábios se encontram). Lembrando, mão leve, aplicações curtas. Você não é Michelangelo pintando a Capela Sistina!
E não se esqueça de carregar a arma, quer dizer, o batom, para retoques necessários. Os produtos do tipomMate aguentam mais e mancham menos.

Base em excesso
Quando aparece uma imperfeição no nosso rosto -uma espinha ou manchinha -, há a tentação de carregar na base.O resultado muitas vezes é o posto: um desastre que se enxerga ao longe! A pele fica parecendo um papiro, dependendo da idade. A base corrige uma coisa aqui, outra ali, mas existem limites que precisamos respeitar.
O truque para evitar o exagero é aplicar a base aos poucos e usar o aplicador que lhes dá mais segurança.
A esponja cria um acabamento mais delicado, mas com menor cobertura. O pincel permite espalhar a base melhor pelo rosto, evitando carregar mais em uma área que em outra. Os dedos permitem maior precisão, principalmente nas asas do nariz e arredores das sobrancelhas. Estes últimos são os meus preferidos, devo confessar meu método antiquado, economizam o produto, mas o pincel, que deve ser de boa qualidade e lavado com xampu frequentemente, ajuda muito na imagem final. Bases líquidas são mais fáceis de aplicar, mas cobrem menos as imperfeições.
Gosto de usá-las e passar depois uma fina camada de pó solto. Há excelentes nacionais, e o melhor é um translúcido, ficando a coloração por conta do bronzeador e do blush. Mas não exagere no pó, para não parecer o Fantasma da Ópera, pode assustar as crianças.
É bom retirar excessos pressionando delicadamente um lencinho de papel, item imprescindível na hora da maquiagem.

Bons resultados e ótimas consequências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário