logo

quarta-feira, 13 de abril de 2011

"Com que bolsa (e sapato) eu vou..."

Por Maria Teresa Serman

Neste novo tempo em que bolsa e sapato não precisam mais combinar, é preciso descombinar com critério, não é qualquer jogo que fica bom, há que levar em conta as cores e estampas da roupa também. Os coringas são recursos de ouro, mas não vale ficar só no básico sempre, deve-se ousar de vez em quando. Selecionamos alguns itens mais importantes, que podem ajudar em um e outro, no comum e no diferente. Esperamos que sejam úteis, nos contem depois.

Bolsa preta é básica, podendo ser usada em qualquer ambiente, horário ou com qualquer roupa. Só adeque o tamanho e o material a estes detalhes. As maiores são esportivas; já carteiras são mais luxuosas, ambas podem ser de couro, mas uma carteira de um tecido mais fino - tipo cetim, bordado com paetês ou lantejoulas - pede um sapato no seu nível, de salto alto e fechado, ou sandália mais sofisticada. Peças neutras ficam bem com outras peças de cor mais escura ou viva - ex: sapato bege e bolsa vermelha; sapato preto e bolsa bege; sandália prata e carteira preta, vinho ou azul (neste caso é aconselhável um pretinho básico ou macacão da mesma cor). Ousar não significa exagerar.

Com leggings cinza ou pretas, é legal sapatilha ou bota, desde que combinadas com uma veste ou vestido perto dos joelhos, que pode ser de uma cor contratante, mas não muito. Os sapatos devem ser neutros, para não brigarem com a roupa, mas se esta for discreta, o toque virá com uma bolsa vermelha, coral ou verde. O roxo é um tom muito usado na meia-estação ou no inverno; porém,cuidado para não estender a quaresma ao visual. Roxo e preto são cores de combinação delicada, é melhor que o primeiro faça par com cinza, isso o torna mais leve. Desperte sua criatividade combinando sapato ou bolsa com um dos tons de uma roupa estampada - vestido, blusa, veste, casaqueto. Aí seja discreta nas bijuterias, o carnaval já passou.

Sapatos e bolsas de lezard e imitações de pele de felinos devem vir acompanhados de bolsa lisa, escolha onde vai colocar "o bicho", e isso inclui as roupas. Por mais que estime os animais, não queira parecer uma pet shop. Acessórios com brilho devem ser mesclados com acompanhamentos foscos - só um aspecto deve chamar atenção. Como sempre repetimos aqui, "o menos é mais". Procure não misturar estilos - bolsas românticas pedem sapatos neutros, até com brilho pode. Só não junte vanguarda com vintage, novíssimo com antigo, não vai dar certo.

Botas e sapatos altíssimos ficam vulgares com calças muito justas, além de que é patético ver como algumas mulheres andam se (des) equilibrando pelas ruas. Parecem aqueles homens que sobem em pernas de pau para fazer propaganda de alguma coisa. Um salto serve para dar mais elegância e alongar a mulher, não pra levá-la ao hospital ou fazê-la "pagar mico". Algumas andam errando feio em proporções, cores e brilhos, parece que fizeram um propósito de se enfeiarem, é pena. Ousadia, criatividade e atualização não têm a ver com muito gasto necessariamente, todas podem estar bem sem exibir cifrões ou modismos passageiros nas roupas e acessórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário