logo

segunda-feira, 21 de março de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 82)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 – A. diz: Tenho 17 anos e ganhei uma herança do meu pai que faleceu quando eu era pequena e dá para morar sozinha e me manter. Minha mãe casou de novo e não me acerto com o marido dela. Gostaria que me desse alguma sugestão do que deveria fazer primeiro, estou concluindo o 3º ano do ensino médio e vou prestar vestibular pra Biologia. E não tenho mais clima pra ficar em casa nesta nova situação. Sou filha única, mas este padrasto tem 2 filhos de um casamento anterior e eles vieram morar conosco.
RESP:Cara Jovem A.
Que bom que você escreveu e confia na gente ! Quem sabe poderemos ajudar, ponderando um pouco sua dificuldade.
Logo você fará 18 anos e poderá considerar-se maior de idade legalmente. Será muito difícil para você adiar um pouco mais sua saída de casa?
Mesmo que não haja clima com os novos moradores, sua mãe é sua mãe e você atravessa um momento de mudanças - físicas, intelectuais e emocionais - quando as decisões tão importantes necessitam ser muito bem ponderadas e, portanto, resolvidas uma a uma, pela ordem.
Sugiro que termine seu Ensino Médio muito bem, faça o ENEM com serenidade, ingresse na Universidade e então já terá tranquilidade para escolher o que fazer em sua vida: onde morar, escolhendo bem o local, ambiente, condições de moradia, etc., etc.
Até então, procure estudar na Biblioteca da Escola, afaste-se um pouquinho dos familiares, mas vá em casa fazer as refeições,esteja quanto possa muito junto de sua mãe, procure ajudá-la e conviver delicadamente com seu padrasto e os filhos dele- mesmo que a escolha tenha sido de sua mãe, você é filha e não deve ignorar direitos dos quais não deve abrir mão intempestivamente.Pense que sua mamãe não há de querer vê-la desaparecer desta forma da casa que até hoje foi a sua ... Será um sofrimento para ambas, a meu ver, desnecessário. Que acha?
Deve utilizar bem a herança que seu pai deixou e reflita - como ele encararia sua decisão?
Calma, e reze- você tem alguma Religião? O Espírito Santo é O melhor Conselheiro e irá ajudá-la a bem decidir.
Pode voltar a falar comigo quando quiser. Um abraço amigo da Mannoun

1 – B.diz: O Dra. Gostei de suas respostas e gostaria de uma orientação. Minha filha tem 14 anos, é muito fechada comigo e meu marido, mas, quando está com as amigas, conversa normalmente, embora acho que ela não se adapta muito à turma(pq pensa diferente das amigas - acredito que seja pq ela é mais madura que as demais). Além disso, não quer saber de fazer nenhuma tarefa doméstica. Por outro lado, ela é muito meiga e só me dá alegrias com suas notas. É estudiosa, gosta de leitura e não me dá trabalho nenhum, apenas não conversa e não quer saber de fazer nada em casa. Como proceder?

RESP: Cara Sra. B.
Sua filha é única? Desde pequena foi acostumada a ter tarefas em casa ou não?
Dependendo desde bom hábito, aos 14 anos elas não ajudarão se não foram habituadas... Deveremos re- educar neste sentido!
Se ela dá muitas alegrias aos pais com os estudos, é meiga e carinhosa, com carinho e ternura podem ir solicitando pequenas tarefas- por e tirar a mesa das refeições, decorar um móvel, fazer sua própria cama, arrumar seu quarto, etc. sempre valorizando aquilo que é executado como fazem com os estudos, a leitura, etc. Muitos jovens julgam de menor categoria o trabalho em casa, mas isto acontece quando nós, as mães, os colocamos em segundo plano diante do trabalho intelectual. Ambos devem ser valorizados igualmente- mãos, cérebro e coração naquilo que fazemos !
Que bom que ela seja meiga – ficará mais fácil “conquistá-la” para as coisas de casa, se entender que a casa é de todos e não só a mãe trabalha...
Sugira que ela convide as amigas para um lanchinho em sua casa, uma sorvetada, ou comerem pizza e assim a socialização fica mais fácil. Ao solicitar sua colaboração surgirão mais oportunidades de dialogarem, trocar idéias, impressões, conversarem - que acha ?
Fico a seu dispor, Mannoun

Um comentário:

Anônimo disse...

Dra tenho um filho de 10 anos que é autista, como devo proceder quando a adolescencia chegar? Ele fala mas tem um atraso muito grande na escola. Existe algum estudo para o autista na adolescencia? A senhora recomenda algum livro?
Muito obrigada por sua ajuda. Teresa

Postar um comentário