logo

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Para contar as crianças - As Seis Estátuas

Enviado por Agnes Gabriella Milley - de Karin E. Stasch, inspirado num conto do Japão

    Há muito, muito tempo, viviam um velho e sua velhinha numa cabana no bosque.  Eram muito pobres e estava chegando o inverno.

    Disse a velhinha ao velho:

    “Como seria bom se pudéssemos comprar um pouco de  açúcar para fazer uns doces de batata doce e festejar São João como lhe é devido!”

    Foi então ao seu baú e pegou uns fios de lã que ainda tinha e tricotou sete pequenos cachecóis e disse ao velho:
 “Vá até a aldeia e venda estes cachecóis, e com o dinheiro compre um pouco de açúcar!”

O velhinho foi, e como estava muito frio, pegou um dos cachecóis e enrolou em volta do próprio pescoço. Chegando à aldeia, bateu de porta em porta, mas ninguém precisava ou queria comprar os cachecóis.
Um pouco triste começou a voltar para casa, quando reparou numa capela ao lado do caminho. Em frente à capela havia seis estátuas representando pequenos anjos que pareciam crianças brincando na relva. Como estavam nus, o velhinho ficou com pena deles. O inverno estava apenas começando, pensou, iriam passar muito frio durante o próximo mês! Decidido, tirou os cachecóis da sua bolsa e colocou um em cada um deles. Depois foi dar uma espiada dentro da capela, onde viu uma estátua de São João, bem protegida do vento.
Contente com a sua boa ação, chegou  cantarolando em casa. A velhinha primeiro ficou decepcionada ao ver a bolsa vazia, mas depois sorriu quando ele contou o que havia feito.
 “Imagine como devem estar felizes! E nós podemos comer a batata doce assim mesmo. São João há de compreender que não nos foi possível preparar mais coisas para a festa dele!

De noite ouviram ruídos estranhos na porta da frente a ambos se levantaram para abrir a porta. Pois que surpresa foi ver uma tigela cheia do mais lindo açúcar cristal que brilhava como a geada no sol da manhã! Ao levantarem os olhos viram o próprio santo, muito sorridente, acompanhado por seis anjinhos com cachecóis coloridos em volta do pescoço!

Com aquele açúcar a velhinha ainda fez muita coisa gostosa. Pena que foi há tanto tempo, senão poderíamos ir visitá-los lá na floresta, na época de São João!

2 comentários:

Patricia disse...

Agnes, estou me deliciando com as suas contribuições no Blog! Onde arranja tantas estórias legais pra contar?

Fico chateada porque não consigo pensar em nada legal pra contribuir, mas vou continuar procurando...até sei de receitas boas pra ensinar à quem gosta de doces rápidos, fáceis,econômicos e gostosos, mas se ficar mandando só receita, podem atéeeeeeee pensar que sou GULOSA! Imagina, eu GULOSA? Só porque adoro Chocolate, sorvete, petit gateau,rocambole,brigadeiro,papo-de-anjo,doce de côco,toucinho-do-céu,bom-bom de chocolate recheado com leite condensado e MORANGO dentro, entre outros...

Liana Clara disse...

Patrícia, a Agnes lembrou dessa história pela data próxima a São João, que é justamente hoje, 24 de junho. História boa pra contar a criançada.

E você pode contribuir com suas receitas gostosas que ninguém vai pensar que você é gulosa! Beijos

Postar um comentário