logo

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sugestão de livro: Heidi e Clara no Chalé - Coleção Heidi

Um livro encantador para crianças, tiramos boas virtudes para mostrar aos nossos pequenos.

"A natureza toda se alegrava recebendo a nova vida que se manifestava com os primeiros raios de sol. A primavera começava, linda, colocando felicidade em toda parte. As plantas irrompiam da terra com vigor e, quase de repente, o verde e as cores tomaram conta da paisagem. A mudança que se operava na natureza contagiava também o coração de toda gente..."


Faz parte da coleção Heidi que tem quatro livros: Heidi nas Montanhas, Heidi na Fazenda, Heidi e Clara no Chalé e Heidi Viaja. Todos muito bons.

É um livro que faz você viajar na imaginação e só voltar quando acaba de ler. Ele fala sobre uma menina que ficou morando com o avô durante muito tempo e teve uma visita muito querida: Clara, uma menina encantadora

O fato de Clara ser portadora de deficiência física já acrescenta muitos assuntos a serem desenvolvidos com nossos filhos após a leitura.

A autora Johanna Spyri foi muito feliz ao escrever este livro tão doce, assim como os outros da mesma coleção. A "menina dos Alpes" é a famosa personagem criada por Johanna Spyri em 1871, cujos livros já foram traduzidos em 50 idiomas e vendidos em milhões de exemplares.

Cativa tanto criança quanto adulto e podemos dizer que saímos desta leitura leves e alegres.

3 comentários:

Stella disse...

Heidi era uma das minhas personagens favoritas da infância, junto com Polyanna, a Jo de "Mulherzinhas", Camila e Madalena (dos livros da Condessa de Segur) e a boneca Emília do Sítio do Pica-pau amarelo.

Eu sonhava poder visitar o chalé nas montanhas, passear pelos caminhos e comer um sanduiche com o bom queijo preparado pelo avô Alp. Já então era gulosa! Boas lembranças me trouxeram esse post. O filme Heidi não é tão maravilhoso mas tem belas imagens.

Patricia Carol disse...

Eu teria escrito QUASE TUDO IGUALZINHO ao que a Stella disse!

A estória da Jo(Josephine March), escrita pela Louisa May Alcott, foi meu livro de cabeceira até a adolescência; ainda hoje gosto de assistir ao filme na versão mais recente, sendo o papel da Jo vivido pela Wynona Ryder.

Existe tb. a continuação de "Mulherzinhas", que se chama no original em inglês "Jo's Boys", mas acredito que não tenha sido traduzido para português. Fala da vida adulta da Jo, já casada com o Professor Baer, e ambos dirigindo a escola criada no antigo casarão da "Tia March"(ranzinza)em Concord, para meninos abandonados e que junto com os próprios filhos, esse casal criava como família.

A Polyana, a Heidi e a Emília também fazem parte do meu imaginário infantil. Quem dera nunca parassem de publicar essas lindas estórias cheias de virtudes, heroísmo e superação!

Liana Clara disse...

Pelo visto as duas amigas são fãs de carteirinha da Heidi. Eu também adorava ler, fez parte da minha infância e depois das dos meus filhos e filhas.

Postar um comentário