logo

domingo, 6 de dezembro de 2009

Como comemoram o Natal no mundo

Com a chegada do mês de dezembro e todos os preparativos para as comemorações de final de ano e de Natal, aproveitarei para colocar assuntos relacionados a estas datas.

Começo hoje contando um pouco de como se vive o Natal em terras diferentes. As crianças adoram ouvir estas histórias.


NA FRANÇA – Fazem Presépios, com estatuetas de barro e ferro feitas à mão e com roupas folclóricas. No dia de Natal as crianças colocam os sapatos na lareira para o Papai Noel deixar um docinho.


NA ITÁLIA
- O Natal começa com a coroa do Advento, feita quarenta dias antes do Natal. Casas e igrejas não ficam sem o presépio. O almoço de Natal (dia 25/12) é o momento mais importante da festança.




NA HOLANDA - A decoração, começa em novembro e as cidades ficam cheias de luzes, velas e a tradicional árvore. A festa é da família, todos devem estar em casa nesse dia. Os presentes são entregues na madrugada do dia 5 de dezembro, dia de Sinterklaas.

NOS EUA – Os americanos comemoram com muitas luzes nas fachadas das casas, prédios e ruas! As árvores de Natal, de preferência de verdade( pinheirinhos), são enfeitadas. Monta-se o presépio que tem também um porquinho. ( ainda não sei a razão do porquinho, quem souber pode contar).

EM MOÇAMBIQUE - Tem Árvore, presépio, luzes, e bolinhas coloridas, lembrando a época especial. Pais dão presentes aos filhos e padrinhos aos afilhados, lá o papai Noel é chamado de Pai Natal.

NO JAPÃO - A maioria das pessoas é budista. Assim, até pouco tempo atrás, o Natal não era comemorado. Os jovens compram os enfeites de Natal e trocam presentes, em restaurantes à luz de velas.

Ceia de Natal em outros países

Na Rússia – Evitam comer carne na ceia.
Na Jamaica - Usam e abusam das ervilhas em suas receitas para a ceia de natal.
Na Alemanha - Come-se carne de porco. Pratos tradicionais de tempero forte também são muito comuns durante a ceia de natal. Em algumas regiões fazem: salada de batata com salsicha, sopa de vegetais, pato, salsichas, batata cozida e ganso
Na Austrália - Onde as festividades natalinas acontecem durante o verão, as pessoas costumam fazer a ceia de natal em praias.
Na África do Sul - Outro país que comemora o natal durante o verão, é comum fazer a ceia de natal em mesas colocadas do lado de fora das casas.
No Brasil – Aqui incorporamos várias receitas : as locais como a rabanada , e o bolinho de bacalhau, que chegou ao país com a colonização portuguesa. As ceias são grandes refeições, geralmente tendo como prato principal o peru; também fazem parte o presunto tender, o chester, o pernil de porco e as nozes. O panetone, de origem italiana, é outro item típico na ceia de natal brasileira.
Na França – Fazem uma linda ceia, cara e gostosa: caviar, salmão, ostras, camarão. Bebem vinho de qualidade e brindam com champanhe.
Na Itália - Não pode faltar o panetone e é o dia em que a família está junta para comer as melhores iguarias do ano. Muitas massas.
Em Moçambique - Tem um delicioso jantar com frutos do mar e não pode faltar o bacalhau. A comida é bem apimentada.
Nos EUA - A ceia tem que ter presunto e peru.
Na República Tcheca e Eslováquia - A ceia de Natal contém sopa de peixe, carpa assada e salada de batata.
No Japão - O prato principal é o karaage, frango frito crocante e um bolo natalino com massa de pão de ló, morango e creme de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário