logo

sábado, 4 de maio de 2013

Degustação em casa

O abrasador verão que tivemos deu uma deliciosa refrescada, principalmente à noite. Então, aí vai a ideia: por que não reunir os amigos para uma degustação informal, não de “enochatos”, só para aproveitar a companhia e compartilhar nossos leigos conhecimentos sobre vinho? Se vocês, leitores(as) do blog, não se incluem entre os "nossos", também não vale a pena bancarem os sabichões, a menos que estejam entre seus pares.

Para acompanhar, frios, queijos, quiches (vamos dar uma receita nova de massa), frutas, bastante água ao alcance dos amantes da bebida que Cristo consagrou, quer melhor referência? Pesquise quais os queijos e frios adequados a cada vinho, estes não precisam ser muito variados, podem ser só três, ou quatro de cada tipo, duas garrafas pelo menos, dependendo do número de convidados.

As opções são
Cabernet, Carmenère, Pinot Noir, Pinot Grigio, Tempranillo, Tannat, Malbec, Syrac, Touriga, combinações de alguns, que são ótimas. Agora tem um tipo novo de que gosto muito, a Petit  Verdot, da família Bordeaux. Essa uva só serve para misturas, pois sozinha resulta em vinhos muito ácidos, ou tanínicos, como classificam os sommeliers. Experimentem, é muito boa! Assim como os novos vinhos do Alentejo e do Douro, ótimos em qualidade e preço!

A palavra degustação assusta, logo se pensa em gastar muito, mas não! O mundo não é especificamente dos espertos, mas dos espertos que pesquisam. Há excelentes vinhos por preços mais do que acessíveis. Não estou ganhando nada por recomendar, só o faço por experiência própria, mas vivo catando vinho barato - êpa, ficou esquisito, parece que bebo de cair! Quero dizer, só compro depois de procurar, e sempre encontro, variando a ocasião, na Cadeg, no Lidador, e nos supermercados Prix e Mundial.

Esqueci os pães, não podem faltar! Fazem um papel importante, do mesmo modo que o telefone de um táxi, de preferência um conhecido, que leve dois casais de cada vez. 

E, se quiserem fazer uma degustação a dois, só experimentem dois tipos, uma garrafa de cada. Isso, se a intenção é dormir, não namorar!

                           Maria Teresa Serman

Nenhum comentário:

Postar um comentário