logo

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Tendências da Nova(?) Estação


Por Maria Teresa serman

Não consigo, e acho que vocês também não, determinar em que estação verdadeiramente estamos. Quanto à cronologia, estamos no inverno, mas parece uma mistura de outono e verão amalucada. No entanto, o mundo da moda não para e o comércio precisa vender, ainda mais com o estoque de agasalhos encalhado que deve ter. Então, vejamos as tendências para a estação vindoura, digamos assim, primavera/verão.

PROPOSTA ROMÂNTICA: meio barroca, - o que se traduz por profusão de detalhes, sejam estes flores, bordados, aplicações com jeito de tapeçaria, estampados imitando renda. Os comprimentos vão do curto ao longo, com vestidos acinturados e muito femininos.

CORES PASTEL: os tons claros e suaves estão de volta, reforçando essa tendência romântica. Pode-se usar mais de uma peça nesses tons, ou combinar somente uma com outra de cor neutra, como cáqui ou gelo. Estão em camisas, saias, casaquetos, calças, e adereços, como bolsas, sapatos, relógios e óculos.

ROMÂNTICO ATUALIZADO: os elementos clássicos do estilo, como babados, flores e rendas estão associados a novos, tais como transparências e geometria. A ideia é contrapor a um item romântico outro moderno, não carregando na maquiagem nem nas bijuterias.

CALÇA ESTAMPADA: flores e folhagens vão aparecer direto nessa nova fase, em estampados pequenos ou maiores, tradicionais ou estilizados. Cuidado para adequar ao seu tipo físico o modelo correto: quem é baixa e tem pernas grossas prefira estampas menores, e de fundo escuros, para estas últimas; já o tipo oposto pode abusar das mais chamativas. O mais prudente é vestir uma peça neutra com essas calças, mas quem pode e sabe ousar arriscará um toque diferente, criando um composé ou algo que se complemente com harmonia e criatividade.

TROPICALISMO: continuando com as estampas, entram também as nacionais, como coqueiros, folhagens, caipirinhas, matas em abordagem diferenciada; enfim, tudo muito colorido e vibrante, para reproduzir com uma nova roupagem da natureza. Nos complementos, os tradicionais elementos rústicos, pedras, palha, resina.

ETERNO METAL: tanto faz, em dourado ou prateado, de acordo com a preferência individual, há muitas opções em vestidos de couro, peças em lurex, jeans resinado, só precisa saber como valorizar sem exagero, adequando o brilho com acessórios e cores secundárias, próprios para o dia, quando entram como coadjuvantes o branco, o cinza e até uma cor mais forte, por exemplo o laranja ou amarelo; de noite, o brilho fica mais à vontade, ainda que sem ofuscar, com cautela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário