logo

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Poema de S.Bernardo sobre N. Senhora


Coloquei hoje este texto de Maria Teresa Serman ,em homenagem  ao aniversário de meu filho João Bernardo que completa 22 anos hoje. O nome dele homenageia dois grandes santos.

Para quem já conhece rever, e para quem nunca leu conhecer, este é um poema escrito e lido em um sermão, por S. Bernardo de Claraval, cuja festa se comemora no dia 20 de agosto. Ele é também autor da  oração "Lembrai-vos...", que vem a seguir. Ambos são belíssimos e agradam muito à Nossa Mãe, sei por experiência.

"Se se levantarem os ventos das provações, se tropeçares com os obstáculos da tentação, olha para a estrela, chama por Maria.
Se te agitarem as ondas da soberba, da ambição ou da inveja, olha para a estrela, chama por Maria. Se a ira, a avareza, ou a impureza arrastarem violentamente a nave da tua alma, olha para Maria. Se, perturbado pela recordação dos teus pecados, desorientado com a fealdade da tua consciência, temeroso ante a ideia do Juízo, começares a afundar-te no poço sem fundo da tristeza ou no abismo do desespero, pensa em Maria. Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria. Não se afaste Maria da tua boca, não se afaste do teu coração; e para conseguires a sua ajuda intercessora, não te afastes tu dos exemplos da sua virtude. Não te extraviarás se a segues, não desesperarás se lhe rogas, não te perderás se nEla pensas. Se Ela te segurar a mão, não cairás; se te proteger, nada temerás; não te cansarás, se Ela for o teu guia; chegarás, felizmente, ao porto, se Ela te amparar. (Homilia sobre a Virgem Mãe)

"Lembrai-vos" - Oração de S. Bernardo a Nossa Senhora

Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, 
de que nunca se ouviu dizer 
de que algum daqueles 
que têm recorrido à vossa proteção, 
implorado a vossa assistência, 
e reclamado o vosso socorro, 
fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, de igual confiança, 
a Vós, Virgem entre todas singular, 
como à Mãe recorro, 
de Vós me valho e, 
gemendo sob o peso dos meus pecados, 
me prostro aos Vossos pés. 
Não desprezeis as minhas súplicas, 
ó Mãe do Filho de Deus humanado, 
mas dignai-Vos 
de as ouvir propícia 
e de me alcançar o que Vos rogo. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário