logo

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Papos com os filhos

É muito fácil dizer, conforme vamos envelhecendo, que as crianças de hoje estão piores, mais mal educadas e por aí a fora. Esse preconceito normalmente faz parte da falta de paciência dos mais velhos com os jovens. E por isso aqueles não querem nem ouvir estes.

É impressionante como as crianças e jovens aprendem mais bobagens diariamente, além do aprendizado escolar. A volta do colégio é, para mim, um constante aprendizado da cultura vigente entre eles. E também um momento de conversa franca entre mãe e filha, quando posso aprender e ensinar, além de uma troca de carinho com aquele filho individualmente.

Os filhos nos mantém sempre atualizados e jovens, e, ao mesmo tempo ainda podemos ensinar-lhes muitas coisas antigas que nunca perderão a validade, como serem educados e terem valores e virtudes., A garotada está perdendo cada vez mais cedo a ingenuidade própria da infância, pois se pode observar que as conversas entre eles são regadas de malícia e sexualidade, o que mais veem na TV e na internet, e, como estão na idade dos hormônios em ebulição, captam sem sentir todo esse apelo visual dos meios de comunicação.

Portanto, não percamos as oportunidades para pequenas conversas, intimidades trocadas, e isso deve acontecer sempre na hora em que o assunto está fresquinho nas suas cabeças, logo. Na saída do colégio, do balé, da natação, do judô, do inglês, é que precisamos ter  paciência e  boa vontade para ouvi-los no momento certo.

Ter um momento para cada filho é fundamental, para que se sintam únicos, irrepetíveis e importantes no contexto familiar. Mesmo que seja uma vez por mês, para complementar as conversas do dia a dia, quando ouvimos tudo o que acontece com eles e temos poucas oportunidades para assentar as ideias e dar uma boa resposta educativa e amiga.

Como estamos aproveitando os momentos no trânsito com os nossos filhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário