logo

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A importância da Saudade


“Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida.
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros,
quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,
eu sinto saudades...

Sinto saudades de amigos que nunca mais vi,
de pessoas com quem não mais falei ou cruzei...

Sinto saudades da minha infância,
do meu primeiro amor..
Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedi direito! ..”
 (poema Saudades -  de Cecília Meireles) 

Pensando na saudade, como nos fala Cecília Meireles, vejo que o tempo nos traz boas recordações da vida e nos deixa esquecer as tristes e difíceis, ou pelo menos abranda a sua intensidade. A saudade tão falada por nós, brasileiros, e sentida até nos cheiros, no tato, na memória de todos os momentos vividos.

Uma mãe e um pai de família, com o passar do tempo, sentirão saudades das noites mal dormidas, do choro das crianças pequenas e até das fraldas sujas, trocadas. Coisas que na ocasião foram pesadas, cansativas e difíceis, tornam-se boas lembranças e vistas com saudade!

A saudade dos cheiros de nossos pais, do perfume do talco da vovó, da comidinha gostosa dos finais de semana na casa da avó... Tantas coisas pra sentir saudade e para lembrar com carinho.

Esses dias aqui em casa fiz gelatina, como sempre faço, mas servi de sobremesa junto com um bolo simples. Logo vieram os comentários dos mais velhos: “ lembrei da casa da vovó Marina”! “Todo domingo tinha bolo e ela servia com gelatina e adorávamos” , assim os maiores contavam para os menores que não tiveram a mesma oportunidade de conviver com a avó, que se foi muito cedo para nosso gosto. E, mesmo sem conhecer, ficaram com saudade dessas lembranças que não viveram, mas que gostariam de ter compartilhado. As recordações nos fazem sentir um gostinho de presença do ente querido que se foi, das gracinhas dos filhos pequenos, do primeiro beijo do marido ou da mulher.

Quanto maior for a nossa luta diária, maiores serão as nossas saudades e as nossas sensações de reviver, quando repetimos ao acaso uma cena ou um aspecto do que já vivemos. E será sempre muito gostoso ter lembranças, sentir a falta das coisas boas pelas quais já passamos. Vai nos dar vida, ânimo para novas aventuras e para continuar vivendo intensamente.


Um comentário:

Carol disse...

Uma vez escutei um comentário sobre SAUDADE, que me impressionou muito.

Às vezes nos queixamos de atitudes negativas de quem amamos(e com razão)mesmo reconhecendo suas virtudes,mas só lembramos da falta que nos fazem depois que partem.

Foi então que comentaram: "Ah! É tão bom termos alguém de quem podemos sentir a falta...pois o mais triste é não ter tido ninguém na vida de quem podemos sentir saudade..." é essa a medida da solidão de quem não foi amado, mesmo tendo ele próprio tentado se doar generosamente.

Postar um comentário