logo

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Diminuindo espaços de moradia sem perder o aconchego familiar

Por Patrícia Carol Dwyer

Quando por algum motivo precisamos nos mudar para um apartamento bem menor do que aquele mais espaçoso com os qual estávamos habituados - vários quartos, salas, varanda, etc.- precisamos refletir bastante sobre qual serão nossas prioridades na escolha das peças que levaremos na mudança. Preocupamo-nos em como fazer caber na nova moradia, os móveis, tapetes, objetos de decoração em geral, aos quais muitas vezes nos apegamos por terem sido herança familiar, ou trazidos de viagens felizes com tantas recordações.

No caso de serem 4 pessoas que se mudarão, por exemplo, um casal e dois filhos adolescentes do mesmo sexo, há formas de se reorganizar em dois quartos e área de estar, sem sentir tanto o aperto, se soubermos distribuir bem peças como sofá-cama, bicama, beliche, arcas, “pufs”, peças modulares ou retráteis, para não nos sentirmos “espremidos” durante o dia, quando a movimentação costuma ser maior.

Para improvisar guarda-roupas, guarda-louças, e armazenar produtos de limpeza sem ocupar tanto espaço com móveis que tenham portas de abrir, é fácil organizar se houver vãos nos quartos, ou no corredor, onde se possam colocar portas de correr; ou até aproveitar o que seria um pequeno quarto na área de serviço, abrindo uma passagem para o corredor social, criando nesse espaço um closet com aramados onde coubessem as roupas do casal, por exemplo. Assim, se liberaría mais espaço no quarto de dormir, viabilizando a colocação alí de uma estante de livros ou uma cômoda, ou uma arca para colocar cobertores, roupas de cama, ou um cantinho com poltrona confortável para leitura e lâmpada de pé.

Uma solução interessante em relação a um banheiro social que dá pro corredor, é que se pode criar uma 2ª porta ligada ao quarto do casal para fazer uma suíte, quando quiserem maior privacidade, trancando a do corredor. O banheiro que seria o da área de serviço, bem decorado e aumentado, pode ser transformado num 2º banheiro social menor, abrindo entrada para o corredor interno. Na área próxima à cozinha ainda sobraria espaço para um pequeno tanque e máquina de lavar/secar roupas, e varal desmontável também.

Já no caso de a mudança ser apenas para um morador, existem apartamentos bem menores, em torno de 40/50 m2 onde se pode fazer divisão de ambientes com drywall(material mais fácil de aplicar, de gesso, mais leve do que paredes de tijolo, tendo “recheio” de manta acrílica para diminuir ruídos), ou usando tapetes de feitios e cores diferentes para delimitar as áreas de descanso e de estar, com móveis menores e adaptáveis ao mesmo tempo a 2 espaços diferentes, como um painel deslizante que comporte tv e equipamento de som, podendo ser utilizados tanto no ambiente de estar quanto no de dormir. Existem cadeiras de computador mais modernas e bonitas, “pufs” com tampo almofadado, que servem ao mesmo tempo para guardar revistas e ser levados também para o lado do pequeno sofá da sala , ganhando-se, assim, mais espaço para receber amigos e conversar, ou assistir a filmes e programas de TV em família ou o casal....

Essas idéias nem sempre precisam ser organizadas por decorador, já que com frequência não se dispõe de verba suficiente para a contratação de um profissional. Há atualmente revistas de decoração adquiridas em bancas de jornal, bem mais econômicas, e voltadas especialmente para a orientação de leitores que dispõem de pequenos espaços para morar e quase nenhuma reserva para reformas.
Outra excelente fonte de inspiração, são as mostras de decoração que existem há bastante tempo já, como a CASA COR, ou mais recentemente, aquela mais voltada para espaços menores, MORAR MAIS POR MENOS- o chique que cabe no bolso.

Boa sorte para os que se interessam por esse tema útil de conhecer, se tiverem que enfrentar uma mudança radical de espaço, em épocas diferentes da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário