logo

domingo, 5 de setembro de 2010

A primavera e as alergias

Como não sou médica, não sei a razão pela qual as crianças ficam mais doentes na primavera, mas já constatei isso ao longo da minha vida de mãe. São doenças mais alérgicas, com certeza provocadas pelos ventos que espalham os polens das plantas. A garotada padece com seus narizes escorrendo, olhos vermelhos e crises de bronquite, os pequenos chegam a perder dias de escola por conta destes inconvenientes.

É muito bom adotar nesta época banho frio na turma. Sei que vão estrilar bastante, mas o resultado é bem positivo. Falo por experiência, acho que 35 anos como mãe de 9 filhos me deu um certo know-how e posso falar que não tem como fugir, mas pode-se amenizar os constantes ataques alérgicos.

Não dá pra por os filhos numa bolha, protegidos, imunes às intempéries, mas dá pra torná-los mais resistentes e aptos a passar estes meses de primavera sem muitas recaídas nas crises.

O banho frio ajuda não só o corpo a ficar mais resistente, como também forja um caráter mais forte. Aprendem a superar as dificuldades e a não serem moles, fracos. Descobrem que não derretem com facilidade e que podem fazer muito mais nas suas vidas, mesmo diante das dificuldades.

Isso vale também para quando começam as chuvas: crianças não derretem, nem melam quando chove. Por isso não devem perder aula nem atividades que pratiquem habitualmente por causa dessas mudanças bruscas no clima. Tudo isso parece maldade, mas é muito bom para que, com estas pequenas contrariedades, nossos filhos aprendam a ser mais fortes, não só física mas moralmente.
Sugestões pra ajudar no combate as alergias:
  • - o colchão e travesseiro devem ser cobertos por protetores anti-ácaros, laváveis e duradouros, que aumentam a vida útil do que protegem. Ajudam muito a purificar o ar que a criança, e o adulto, respiram, durante a noite.
  • - sempre que possível, a criança deve tomar sol - das 9 às 11h e das 15 às 17h, no inverno, antecipando em uma hora na primavera, quando o sol já fica mais forte, sempre com o protetor solar recomendado pelo pediatra.
  • - os travesseiros e cobertores também devem ser expostos ao sol; preferir edredons ou cobertores de microfibra, sendo que estes últimos são mais práticos, pois, por serem mais finos, podem ser lavados na máquina e secam mais rapidamente;
  • - as janelas devem ficar o mais tempo possível abertas. Isso previne não só afecções alérgicas, como mata o bacilo que causa a tuberculose, quanto o da meningite.
  • Uma casa arejada e limpa é o melhor remédio para doenças respiratórias em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário