logo

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Papo mulherzinha 3: : Cabelos - cuidados e detalhes importantes

Por Maria Teresa Serman

Todos nós sabemos reconhecer um cabelo saudável. E há quatro características fundamentais nele. Vejamos:

Brilho
Cabelo brilhante sempre foi comparado a cabelo saudável. Esse brilho é devido à luz refletida por uma superfície. Se as cutículas estão abertas, em conseqüência de agressões químicas ou climáticas, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz. Condicionadores contento agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho dos cabelos e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o cerne dos cabelos, dando-lhes uma aparência mais bela.

Eletricidade estática
Pentear ou escovar o cabelo faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são mais suscetíveis a esta eletricidade que os cabelos mais grossos, devido à maior área de superfície da cutícula. Os condicionadores que contêm AMÔNIA QUATERNÁRIA podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando-a. Pentes e escovas com cerdas naturais ou de madeira também auxiliam na prevenção do problema.
Quanto aos secadores, agora há alguns com tecnologia turmalina e grade de cerâmica. A turmalina é um mineral, que potencializa a ação de íons negativos, emitidos pelo secador, selando as cutículas dos cabelos e deixando-os com mais brilho. A cerâmica, quando aquecida, emite raios infravermelhos, que secam os cabelos de forma natural, deixando-os mais hidratados. De qualquer modo, deixe os cabelos secarem um pouco naturalmente (mais ou menos 2/3 da umidade) antes de expô-los ao aparelho.

Força
Condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou keratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular, ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os. Essas proteínas também podem ser usadas para as "pontas duplas". As "pontas duplas" ocorrem depois que a cutícula protetora foi retirada das fibras do cabelo em conseqüência de substância química ou trauma físico, mas também pode ser um resultado de escovação vigorosa. Não há nenhum meio de reverter as "pontas duplas", mas aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência.
Exposição solar
A exposição aos raios UV pode induzir à oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos se tornam quebradiços, ressecados e ásperos.Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um "fotodescoloramento", ficando amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendendo a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina. Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar condicionadores "leave-in" (sem enxágue) que contenham óxido nítrico. Outra proteção garantida são os bonés e chapéus feitos de materiais com proteção UV-A e UV-B.

Dicas para o cuidado diário e para ter cabelos saudáveis:
  • Ingerir alimentos de cor laranja (abóbora, cenoura, batata baroa), vegetais folhosos e ovos - garantem aos cabelos as vitaminas A e B, essenciais à a saúde do cabelo. Dietas drásticas causam a perda dos nutrientes necessários para essa saúde.
  • Quando fizer escovas e chapinhas, use silicones antitérmicos, para proteger os fios do atrito e do calor. Terminar com o ar frio do secador - ajuda a prevenir o frizz.
  • Nunca durma com os cabelos presos - pode provocar a queda dos fios, e não os prenda ainda molhados ou úmidos, pois quebra o fio e sufoca a cutícula.
  • Não use excesso de xampu: não é a quantidade, mas a qualidade que trata o cabelo. Não o coloque diretamente na cabeça, espalhe-o nas mãos e só depois esfregue os fios e o couro cabeludo.
  • Varie o local onde aplica o xampu, evitando o alto da cabeça, que já é naturalmente mais exposto ao sol - nas têmporas ou na base junto ao pescoço.
  • Enxágue bem, de preferência com água morna. Só se deve deixar resíduos de máscaras e condicionadores nas pontas, nunca no couro cabeludo.
  • Retire o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Quando usar o secador, trabalhe a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam a evitar que os fios fiquem quebradiços.
BOM CABELO!

Um comentário:

jacques disse...

Cabelos frágilizados
Como exemplo de sofisticação, ha tambem a linha Ecrinal da França, especializada no tratamento dos cabelos fragilizados e deteriorados através de uma ação direta no bulbo capilar, local de formação dos cabelos. E bastante interessante.
O acabamento e simplesmente glamouroso como a origem do produto, produzido em Mônaco, na Rivieira Francesa .
Consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ) para poder analisar o seu caso adequadamente:
www.ecrinal.com ( francês e Inglês )
www.asepta.com ( da França )
www.asepta.com.br ( no Brasil )
A Época Cosméticos no Rio, Farmácia Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (dermexpress, pharmaweb,... )

Espero ter contribuído de alguma forma

Postar um comentário