logo

domingo, 19 de setembro de 2010

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Rui Barbosa, discurso ao Senado, 1891)

Pensava neste texto de Rui Barbosa com muita frequência nos dias passados e agora que se aproxima o dia 3 de outubro penso nele com mais intensidade.

Uma mãe com vários filhos dizia outro dia que estava com nojo da política, que não queria ouvir mais falar sobre o assunto. Pensei com meus botões e com a experiência que adquiri com milhares de fraldas trocadas:trocar uma fralda dá nojo, mas é preciso fazê-lo. Da mesma forma que não seria correto deixar um filho ou uma filha com as fraldas sujas, é muito perigoso deixar um filho ou uma filha com a integridade suja por fazer com que pensem que nós não temos nada a ver com o que se passa no país.

Nos últimos dias, escrevo em 18/09, vimos o governo brasileiro se transformar num show de horrores, de coisas nunca antes vistas, coisas que fariam enrrubescer um Fernandinho Beira Mar ou um Marcola, propinas com contrato, gente surpresa ao encontrar R$ 200.000,00 em sua gaveta de trabalho e exclamar: Caraca! Que dinheiro é esse? Isso aqui é meu mesmo?e outras coisas de arrepiar os cabelos.

Vimos também sigilos das nossas declarações pessoais da receita serem arrombados por bandidos comuns a servço do governo e por bandidos políticos a serviço de um partido. Vimos o erário ser saqueado e o butim repartido à moda dos piratas antigos.

Neste momento o leitor pode se perguntar, puxa, pensei que era um blog de assuntos de família e não de assuntos políticos. E respondo ao leitor: tudo que escrevi acima diz respeito a sua família e a minha. A seus filhos e filhas, ao futuro deles. Provavelmente ao ver triunfar no próximo dia 3 as mulheres e os homens que tem patrocinado esta bandalheira sem precedentes, seus filhos, meus irmãos, minhas irmãs, suas netas vão receber o recado: vale a pena ser desonesto.

Ao ver triunfar as injustiças, ao ver os corruptos prosperarem, ao ver a roubalheira ser premiada, ao ver o estado Brasileiro ser colocado a serviço de quadrilhas, ao ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, as crianças e adolescentes podem seguir o triste caminho que profetizou Ruy Barbosa e desanimar da virtude, rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto.

Chegamos no nosso país a um momento de encruzilhada em que temos três escolhas como dizia o célebre Capitão Nascimento: "Ou se corrompe, ou se omite ou vai para a guerra"

7 comentários:

Patricia disse...

Obrigada pelo ÂNIMO EXTRA que nos dá com sua reflexão profunda sobre o RECADO que esta CORJA que está para entrar em nossas vidas diárias deixará para a próxima geração de "indecisos".

Que pelo menos nós que SOMOS LÚCIDOS, AGORA, ainda possamos encontrar entre os candidatos de FILHA LIMPA, inclusive entre os não tão conhecidos por estarem se iniciando na carreira política, uma FORÇA POSITIVA para enfrentar o que vem no futuro próximo, com HOMBRIDADE e VERDADE. E QUE DEUS NOS PROTEJA DO MAL!

Anônimo disse...

O meu medo é esse...

http://www.youtube.com/watch?v=AY6nefQTf5A

http://www.youtube.com/watch?v=l2sGotJMseM&feature=related

Infelizmente,tudo é possível neste país!!

Anônimo disse...

tenho nojo do Lula e de ser brasileiro

Liana Clara disse...

Caro anônimo, aqui no BLOG não falamos mal de ninguém nem citamos nomes. Temos um compromisso com a verdade, e nos nossos textos damos apenas cpndições para nossos leitores terem dados para ajudar a formar suas opiniões.

Peço o favor de não citar nomes da próxima vez.

Visite sempre o nosso blog, temos sempre assuntos atuais de interesse da família.

MT disse...

Quem é o brilhante autor deste texto? Parabéns a ele ou a ela. E nós, precisamos continuar combatendo a desonra com a honra, trocar as nulidades pelos competentes e dignos.

Liana Clara disse...

O autor deste texto é o que fez a postagem, o Pedro Paulo.

Muito bem lembrada a frase de Rui Barbosa, neste momento em que estamos vivendo.

Mario Sergio disse...

Temos urgência em 3 de outubro varrer os políticos corruptos que roubam nossos impostos. É preciso algumas vezes obrigar os filhos a ver o horário eleitoral para que saibam quem é quem

Postar um comentário