logo

quarta-feira, 17 de março de 2010

A mulher bem posta tira o homem da outra porta

Texto de : Maria Teresa Serman

Sempre julguei que essa frase fosse da minha bisavó, matriarca simples do subúrbio, a sabedoria em forma de doce figura. Recentemente descobri que é um ditado castelhano. Nem precisa de explicação, não? Reproduzo, a seguir, um trecho de uma tertúlia (conversa em família) de São Josemaria Escrivá, o "santo do cotidiano", em sua passagem pela América do Sul, falando a homens e mulheres, onde discorre com bom-humor sobre o tema:

-"As mulheres precisam de não fiar-se dos seus maridos, como o sabeis bem. Há um ditado castelhano que exprime esta idéia de modo muito claro: "A mulher bem posta tira o homem de outra porta." De maneira que, ponde-vos bonitas, arranjai-vos um pouquinho. Tendes gosto em apresentar-vos bem elegantes, como quando éreis mais jovens, porque jovens sois sempre."

Não se trata aqui de incentivar a vaidade egocêntrica e o consumismo. A mulher, atualmente, das mais às menos jovens, anda cuidando demais da aparência, valorizando em excesso o corpo, expondo-o demais, até o extremo da vulgaridade. E, com isso, citando uma tia (desculpem o nepotismo), "mostra suas misérias", as físicas e as interiores. Sacrifica, assim, a elegância e a própria beleza, no triste afã de ser "sexy", imperiosa demanda do mundo globalizado.

O mesmo autor continua com maestria:
"(...) o amor é uma coisa tangível; é a alma e o espírito, a conversa, o caráter, a inteligência... E o corpo também,(...). De modo que tendes de cuidar do vosso corpo; sabendo, além disso que, se não o fizerdes, causais um ofensa a vosso marido; e ele a vós. Assim sereis luminosas e alegres."
Não pensem as solteiras que o tema não as acolhe. O conselho vale para todas, e todos, pois os homens também devem valorizar o espírito e cuidar da aparência. No mundo profissional, destacadamente, não só a primeira impressão conta muito - não há porque negar -, como é a garantia de oferecer uma segunda, esta mais profunda e verdadeira. E é essencial para impressionar o sexo posto, no jogo da conquista, que nunca cessa.

Bato mais uma vez na mesma tecla, pois daí sai boa música:
"É uma questão de justiça: totalmente de justiça. Senão, vêm mil perigos para um e para outro, que tendes obrigação de evitar. De modo que não vos apresenteis mal vestidas, mal arranjadas. Além disso, quando passam os anos, é lógico que as "fachadas", que já não são tão novas, precisam de se remoçar um pouco..."

Garotas, nossos creminhos e maquiagem são realmente fundamentais! Há roupas, acessórios e produtos de estética acessíveis a todas, assim como "Esquadrões da Moda", em livro ou programas. Convém ressaltar, acima de tudo que "bem posta" é bem diferente de descomposta.
Que fique claro, assim se constrõem lares felizes e se contribue para a paz familiar, em uma sociedade mais saudável. Avante, mulheres, rumo à "reconstrução"! Homens, escondam seus cartões!

2 comentários:

Paula Serman disse...

Muito bom! Divertido e verdadeiro! Já que, nós mulheres temos essa vaidadezinha por natureza, vamos usá-la a nosso favor: em prol do bom gosto e da família unida!!!! Além disso, nossas comprinhas estão justificadas!!! Hahaha!

Liana Clara disse...

Paula, com certeza! Vamos gastar sem nuita culpa! ahahahhaahhaah

Mas a verdade é que não há tanta necessidade de gastos maiores, basta usar de criatividade, coisa que não falta as mulheres.

Postar um comentário