Texto de Rafael Carneiro Rocha
Irritabilidade, impaciência, aborrecimento e outros males afins atacam todos nós. De vez em quando, somos provocados por algo ou alguém e sentimos vontade de externar, não raro por vias agressivas, o nosso incômodo.
Mas o fato é que quase todas as nossas irritações banais merecem morrer conosco e, se possível, sem que ninguém saiba delas. São sentimentos fugazes que desaparecem rapidamente. Portanto, temos de ter o cuidado para abafá-los silenciosamente. Afinal, quantas confusões e quantos desentendimentos com os outros não existiriam se tivéssemos um pouquinho mais de fortaleza?
A impaciência, eu diria, é uma dor sentimental e, de algum modo, física. Digo isto porque muitas vezes a minha irritabilidade com algo ou alguém já me abandonou depois que eu, simplesmente, comi alguma coisa. Isso mesmo: um lanche pode curar os nossos aborrecimentos banais. São sentimentos tão vagabundos que desaparecem com um spaghetti à bolonhesa, ou com uma taça de sorvete.
Com o passar do tempo, nossa fortaleza é aprimorada. Mas, enquanto ainda tivermos vontade de dizer uma bobagem para alguém, movidos apenas pelo sentimento fugaz da irritação, que treinemos o nosso silêncio. É bem provável que nem a pessoa nem nós mesmos mereçamos conflitos tão patéticos.
Se você estiver na rua, procure uma lanchonete. Se você estiver em casa, abra a geladeira. Muitas coisas podem ser resolvidas com fortaleza e chocolate.
terça-feira, 2 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
SEi não... Esta cura pode provocar outras doenças, talvez até a obesidade. É melhor "curar" a seco mesmo!
Odete, eu penso que a comida citada é apenas uma figura, um argumento para ficar mais descontraida a conversa. O principal é lutar por se ter Fortaleza.
É isto mesmo, Liana. rs... "Um argumento para ficar mais descontraída a conversa".
Postar um comentário