logo

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Mais brincadeiras para dentro de casa

Por Carol Balan*

Continuando as sugestões de brincadeiras para a época das férias, separei algumas brincadeiras mais simples, que não demandam tanta estrutura, mas que divertem as crianças por algum tempo.

Olhos vendados: só precisa de uma venda para os olhos e objetos que a criança vendada, terá que adivinhar o que são. Pode ser feita com uma ou várias crianças, que revezarão a vez de adivinhar. É uma brincadeira muito simples, mas muito rica, pois ajuda a criança a perceber a textura, tamanho e forma dos materiais que tem em mãos, além de ativar a memória para visualizar o objeto utilizando apenas o tato para perceber o que é.

Variante - se não quiser usar uma venda é só colocar o objeto dentro de um saco escuro e a criança manuseia o objeto lá dentro.

Rio de lava: não tenho fotos dessa brincadeira, mas ela também é bem simples de montar. A ideia é dizer que todo o piso da casa (ou do espaço que será utilizado) virou um rio de lava e que a partir de agora nós só podemos pisar nas pedras que estão pelo caminho. As pedras podem ser feitas com pedaços de tecido ou papel espalhados pelo chão. Como aqui é piso frio e carpete de madeira, pensei que esses materiais não seriam boa escolha, porque as crianças escorregariam ao pular de uma para outro, então marquei as “pedras” no chão com fita crepe. Essa brincadeira é muito bacana! Primeiro porque é uma gracinha vê-los pulando pela casa enquanto vão de um lugar para o outro (ainda que não seja a brincadeira do momento, é bem divertido ir pulando pelas pedras enquanto anda pela casa) e também porque é uma brincadeira que gera muito faz de conta: eles podem ser exploradores que iam para o vulcão e precisam fugir porque o vulcão entrou em erupção; depois podem estar na floresta e o rio de lava se transforma em rio de água com jacarés... enfim, mais uma vez, é só deixar que a imaginação deles vá trabalhando.

Tinta sem sujeira: Essa brincadeira é excelente para aquele momento em que você não terá tempo para ficar limpando bagunça de tinta. É só pegar um saco Ziploc, aqueles que tem fecho e evitam vazamento. Se você não tiver, é só pegar um saco plástico mais grosso, colocar a tinta dentro, dobrar a parte da abertura e passar fita para selar bem. Depois disso, é só pregar na mesa. A ideia é colocar cores de tintas que formem uma nova cor quando misturadas.

   











                          
Fotos tiradas de: http://hippiehousewife.blogspot.ca/2012/01/mess-free-finger-painting.html

Divirta-se com seus pimpolhos!!

Carol Balan*- pedagoga e doula, é católica, casada, mãe de 2 meninos e dona de casa em Araraquara /SP. Ama cozinhar, bordar, fazer crochê e tricô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário