Que cardápio mais combina com uma noite em que recebemos amigos queridos em nossa casa? Algo gostoso, fácil, rápido e, logicamente, barato, que também não requeira atenção constante já o que você mais quer e jogar conversa fora com os amigos, não é? Então, algo que todos gostem e que você possa variar gostos e sabores? Claro: pizza!
Dizem que a pizza foi criada como alimento levado aos presidiários e que as suas esposas e mães fizeram uma versão do pão de forma achatada com uma quantidade menor de fermento para que a massa não crescesse tanto e pudesse passar por baixo das portas das prisões. Eu, sinceramente, não sei se é verdade ou lenda, mas o que sei é que todas as vezes em que penso em unir os amigos e libertar as nossas risadas, lembro da gostosa, redonda e prática pizza! Então, lá vai uma receita especial!
Tudo começa em pizza!
Eu e minha comadre Ilma descobrimos essa receita juntas, quando éramos adolescentes, e a repetimos há 24 anos sempre que nós nos encontramos. Quando fazemos novos amigos utilizamos como uma espécie de “rito de iniciação na amizade sincera”, composto por duas fases: encher a barriga de pizza e o coração de alegria!
Segue a receita. Ingredientes:
2 tabletes de fermento biológico (30 g);
1 copo americano de leite morno (250 ml);
2 colheres de sopa bem cheias de margarina (80 g);
4 copos americanos de farinha de trigo (500 g);
Uma colher de café de sal (10 g).
Preparo:
Dissolva o fermento no leite morno e acrescente a margarina, o sal e a farinha misturando com as mãos e sovando bem a massa.
Deixe-a descansar por cerca de 30 minutos em local livre de vento (eu deixo dentro do forno ou dentro do micro-ondas) coberto com um pano de prato limpo e umedecido.
Enquanto a massa cresce, vá fazendo o recheio, mozarela, calabresa (cortada bem fininha ), frango (previamente refogado e desfiado), requeijão, catupiri, presunto (ralado no ralador grosso), ovos cozidos, azeitonas pretas, tomates...
Depois dos 30 minutos, divida a massa em 3 partes e sove cada uma individualmente deixando-as bem lisinhas, faça 3 bolinhas e coloque-as num copo com água. Assim que as bolinhas subirem a massa estará no ponto para abrir nos tabuleiros.
O ideal é refogar o molho de tomate e passar nas pizzas uma quantidade pequena antes da mozarela.
Leve ao forno preaquecido em forma untada com azeite por aproximadamente 15 minutos ou até que a massa esteja assada e o queijo derretido. O engraçado é que o tempo de forno da próxima pizza é quase o mesmo que precisamos para comer a anterior!
Boa pizza para todos!
4 comentários:
Amei a dica, Jaque! Vou fazer hoje! Beijo
Faça sim Carol! Vc vai amar! Grande beijo querida!
Eu quero que faça pra mim.
Vamos marcar vizinha!
Postar um comentário