logo

domingo, 28 de setembro de 2014

Receita: Pizza da Amizade


jaqueeilmaQue cardápio mais combina com uma noite em que recebemos amigos queridos em nossa casa? Algo gostoso, fácil, rápido e, logicamente, barato, que também não requeira atenção constante já o que você mais quer e jogar conversa fora com os amigos, não é? Então, algo que todos gostem e que você possa variar gostos e sabores? Claro: pizza! 

Dizem que a pizza foi criada como alimento levado aos presidiários e que as suas esposas e mães fizeram uma versão do pão de forma achatada com uma quantidade menor de fermento para que a massa não crescesse tanto e pudesse passar por baixo das portas das prisões. Eu, sinceramente, não sei se é verdade ou lenda, mas o que sei é que todas as vezes em que penso em unir os amigos e libertar as nossas risadas, lembro da gostosa, redonda e prática pizza! Então, lá vai uma receita especial!

Tudo começa em pizza!
Eu e minha comadre Ilma descobrimos essa receita juntas, quando éramos adolescentes, e a repetimos há 24 anos sempre que nós nos encontramos. Quando fazemos novos amigos utilizamos como uma espécie de “rito de iniciação na amizade sincera”, composto por duas fases: encher a barriga de pizza e o coração de alegria!

Segue a receita. Ingredientes:
2 tabletes de fermento biológico (30 g);
1 copo americano de leite morno (250 ml);     
2 colheres de sopa bem cheias de margarina (80 g);
4 copos americanos de farinha de trigo (500 g);
Uma colher de café de sal (10 g).

Preparo:
Dissolva o fermento no leite morno e acrescente a margarina, o sal e a farinha misturando com as mãos e sovando bem a massa. 

Deixe-a descansar por cerca de 30 minutos em local livre de vento (eu deixo dentro do forno ou dentro do micro-ondas) coberto com um pano de prato limpo e umedecido.

Enquanto a massa cresce, vá fazendo o recheio, mozarela, calabresa (cortada bem fininha ), frango (previamente refogado e desfiado), requeijão, catupiri, presunto (ralado no ralador grosso), ovos cozidos, azeitonas pretas, tomates... 

Depois dos 30 minutos, divida a massa em 3 partes e sove cada uma individualmente deixando-as bem lisinhas, faça 3 bolinhas e coloque-as num copo com água. Assim que as bolinhas subirem a massa estará no ponto para abrir nos tabuleiros. 

O ideal é refogar o molho de tomate e passar nas pizzas uma quantidade pequena antes da mozarela.
Leve ao forno preaquecido em forma untada com azeite por aproximadamente 15 minutos ou até que a massa esteja assada e o queijo derretido. O engraçado é que o tempo de forno da próxima pizza é quase o mesmo que precisamos para comer a anterior! 

Boa pizza para todos!

4 comentários:

Carol Balan disse...

Amei a dica, Jaque! Vou fazer hoje! Beijo

Unknown disse...

Faça sim Carol! Vc vai amar! Grande beijo querida!

Dayana carla disse...

Eu quero que faça pra mim.




Unknown disse...

Vamos marcar vizinha!

Postar um comentário