logo

sábado, 6 de setembro de 2014

A Família como vai?

Sempre que temos festa em família, fico refletindo sobre a felicidade de termos uma família numerosa e unida. Basta estarmos todos juntos numa reunião familiar, que já temos um grande evento e uma festa animada! Lembro-me  bem de uma frase que João Paulo II, certa vez declarou: “O futuro da humanidade passa pela família.” – Um sábio e santo homem, que de forma bem clara e simples, nos fala da importância da família para termos um mundo melhor.

Em meio a tantas guerras, tantas atrocidades, vistas diariamente pela TV, (graças a Deus, ainda não moro tão perto dessas intercorrências), constatamos que das nossas famílias sairão as cabeças que mudarão tudo e darão um novo rumo a sociedade – para o bem ou para mal – e que isso dependerá do “como vamos formar nossos filhos”.

Tenho uma família de classe média “mais pra pobre” - mas nunca nos faltou o básico: carinho, educação e alimentação, e isso nos sustentou até hoje, quando já conseguimos ver os bons frutos dessa união. Podemos  afirmar, sem medo de errar, que existe uma ligação direta da fé com a família bem estruturada, e a forma como ela encara a realidade de formadora de novos membros da sociedade e causa primeira da mudança radical da humanidade.

Mas tudo se inicia nas coisas mais simples: gota a gota, filho a filho, educando-os, com amor. Um amor verdadeiro, vivenciando o carinho entre os pais e a doação de toda uma vida a esses filhos. E, como diria um de meus filhos: “rapadura é boa mas, não é mole não” – para exemplificar que para termos uma família bem formada, temos uma longa caminhada pela frente e muito trabalho a fazer.

Educar os filhos todos os dias, repetir muitas vezes as mesmas frases: “vá escovar os dentes”, “levanta pra ir para a escola”, “esta chovendo, mas você não é de açúcar”, “não deixe seus sapatos na sala”, “dê descarga no banheiro”, “já rezou?”, “dê bom dia”, essas e muitas outras frases que um bom pai ou mãe de família falam diariamente, fazem parte desse trabalho árduo da educação com amor, de seus filhos, assim como complementar a formação que damos com os nossos próprios exemplos, tendo nós mesmos um comportamento digno de ser imitado ou repetido por nossos filhos.

Voltando a reunião familiar, falada acima, depois desses quarenta anos de casamento, podemos dizer que tudo valeu a pena. Olhando para os nossos filhos vemos homens e mulheres de bem, muitos já formados, não só nas universidades, mas também formados para a vida. Cada um tendo que viver a sua realidade, suas dificuldades pessoais, seus afazeres diários, mas com uma meta maior, uma visão bem ampla da vida, com olhos de eternidade.

Dá gosto de ver o carinho entre os irmãos, cada um fazendo algo para tornar o dia do outro mais alegre e feliz.  A colaboração é geral, até dos novos filhos: genro e nora, todos no mesmo clima, abrindo mão de algo divertido só para si, e fazendo parte desse momento especial para o bem comum. Descobrimos muitos novos dons em cada um, nessa hora de alegria e entretenimento.O que sabe fazer um ótimo churrasco, o que consegue distrair um sobrinho pequeno que não quer dormir, mas está caindo de sono; a que se supera fazendo um doce bem gostoso, mesmo que tenha ficado fora do ponto e que saiba que vai receber gozações dos outros irmãos; a que ajuda na preparação, com as compras e idas ao mercado; o que arruma sempre algo engraçado para divertir o aniversariante. Todas essas coisas pequenas moldam a convivência na vida em sociedade e realizam uma mudança paulatina da humanidade.


Pare para pensar um pouco: O que você faz para que sua família transforme o mundo?


7 comentários:

Unknown disse...

Pocha Liana! Sua família sempre é uma fonte de inspiração para nós! Q Deus a abençoe! Q ela continue crescendo em tamanho e graça!

Patricia disse...

Liana e PP
Parabéns para todos da família! Com essa aceitação total do outro como ele é, não há tempestade que impeça o carinho e a união!

Abraço bem apertado da fã de carteirinha,
Pat

Maite Tosta disse...

Patrícia,
Também estou aprendendo a ser fã dessa família... muito me inspira!
Liana,
Imagino a realização em olhar para a família reunida e... ver como todos se amam!
Um big beijo e Deus os abençoe!!!

Liana Clara disse...

Minhas amigas obrigada pelo carinho de vocês!!
Basta nos reunirmos para que tudo vire logo uma festa. Rsrsrs

Unknown disse...

Parabéns Liana pela família linda! Venho de uma família grande e sei bem como é isso, tudo vira festa! Beijos

Unknown disse...

Liana e sua familia realmente inspiram, animam e emocionam! Aprendo demais com seus exemplos! Deus abençoe sempre vcs!!!!!

Liana Clara disse...

Raquel obrigada! Eu aprendo muito com vocês, mães jovens.

Postar um comentário