logo

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ser sogra não é mole

Calar, engolir, deixar passar, são coisas que a mãe tem que fazer para deixar que sua filha ou filho viva sua vida feliz com seu marido ou sua esposa.

A posição de sogra, e de sogro também, é de espectadores, com um único direito: aplaudir. Nada de críticas, implicâncias, opiniões, ainda mais quando  o casal tem filhos. Os "meus netos" não são propriedades dos avós, não são continuidade dos nossos filhos, são produto de um novo casal e devem ser educados por eles, pai e mãe.

A sogra deve ter por premissa sempre estar desarmada para ouvir os comentários da nora ou genro. Precisa ser sempre imparcial, e não tecer julgamentos antecipados.

Já vi sogra se queixando de nora e nora se queixando de sogra, e é sempre a mesma base: uma não respeita o espaço da outra.

Minha nora, no meu aniversário, fez uma brincadeira com uma foto de uma velhinha fumando charuto. Eu achei que tivesse sido meu filho, porque é muito brincalhão, e ela deixou que eu pensasse assim, talvez por medo de eu ficar aborrecida. Mas eu fico é feliz que ela possa ter essa intimidade de brincarmos uma com a outra, sem melindres ou aborrecimentos.

Ter a nora ou o genro como outros filhos é a parte boa do aumento da família, ninguém está “perdendo” filho ou filha para um estranho, e sim ganhando mais amigos ao seu lado, basta saber cativar.

 A técnica de fingir não ver e não ouvir muitas vezes é a melhor saída. Os dois pombinhos precisam se entender, pois sempre haverá algumas rusgas entre eles para aparar as arestas que existirem pela falta de conhecimento mútuo, ou pelos hábitos que cada um traz de suas próprias famílias.

É muito bom vermos nossos filhos também queridos por suas sogras e sogros, sendo tratados da mesma forma que tratamos os filhos deles, com carinho, amizade e delicadeza.

Conheço muitas mães jovens, (faço parte de alguns grupos de amizades onde falamos sobre tudo de família), e muitas delas se queixam constantemente das sogras e de alguns sogros também, por não respeitarem seu modo de criar seus filhos pequenos, e até de como se vestem ou cuidam de seus maridos e da casa. Isso significa muita falta de tato e de tolerância entre a família maior e os recém-casados, ou com filhos pequenos.

É de suma importância deixar a suscetibilidade de lado. E aí me lembro de uma figura com três macaquinhos, um de olhos tapados, outro de ouvidos tapados e o terceiro de boca tapada. Perfeito! Cada um representando o sentido que devemos guardar quietos quando lidamos com genro ou nora. E com sogro e sogra também!

7 comentários:

Anônimo disse...

Mais algumas sugestões de VOCABULÁRIO IDEAL PARA SOGRAS FALAREM COM NORAS(e com SINCERIDADE, sem apelação!)

"Querida! Como você ficou especialmente bonita com esse corte de cabelo!".

"Muito obrigada pelo telefonema tão simpático que você me deu ontem pela data ...(tal e tal...)

"Pode deixar que não é incômodo nenhum você trazer as crianças pra ficarem aqui comigo por 2 horas enquanto vai fazer umas compras...!"

Sobre aborrecimentos, não comentar!

Acho que esse tipo de disposição pode agradar às noras mais exigentes, certo? Principalmente por estarmos falando com toda sinceridade.

José Antonio Oliveira disse...

A bem da verdade as vassouras foram por minha conta. :)

Liana Clara disse...

Cara anônima, agradeço suas observações e colaboração para enriquecer o tema. Todos os elogios devem sempre ser feitos com muita sinceridade .Visite-nos sempre.

Liana Clara disse...

Querido filho, as vassouras seriam sempre por sua conta! O melhor piadista que perde a sogra mas, não perde a piada!
Agora, a senhora de charuto , eu agradeço a minha nora querida. E com certeza é a mais querida de todas.

Patricia disse...

Olá, José Antonio!

ADOREI o "estacionamento" para os "veículos" das sogrinhas! O seu Bom Humor faz muita falta hoje em dia!

Espero ter tb. uma nora como a da Liana, no dia em que eu tiver uma!

Boa sorte para os dois "times" muitas vezes incompreendidos, rs rs rs
Abração,
Patricia(Ainda "órfã" de genro, nora e netinhos! Mas, ser "Tiavóooooooo" de 5 pestinhas deliciosas" já dá pra quebrar o galho!)
PS: conta pra tua mãe que ela conhece a "anônima" que não quis se "anunciar", já que dá 1ª e única vez que palpitou sobre o assunto QUASE LEVOU VASSOURADA de uma que era REALMENTE ANÔNIMA, e não gostou nadinha do que ouviu no post, rs rs rs

ANINHA disse...

A pessoa que tem que ser mais compeensiva nesta relação é a sogra, pois ela é mais velha e já deve ter uma considerável experiência de vida! Eu disse DEVE, porque nem sempre a coisa funciona deste modo!
Liana, como é bom pensarmos que, ao invés de perdermos os filhos , ganhamos outros filhos e de ¨quebra¨a família deles!

Liana Clara disse...

Oi Anna, essa é uma grande verdade! Quando podemos nos sentir todos juntos uma grande família.

Postar um comentário