logo

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ajude a Natureza

Todos nós temos aspectos físicos positivos e negativos. Disso nem os mais belos, por presente da natureza ou exercício contínuo na academia e clínicas estéticas, escapam. Daí que é importante fazer uma corajosa autoanálise e detectar ambos os lados. E, com a ajuda da maquiagem e das roupas e acessórios, esconder as "misérias", como eu costumo dizer, e trazer o foco para as dádivas que recebemos sem (ou com algum) esforço.

Podemos alongar, emagrecer ou aumentar, chamar a atenção para um detalhe de modo a disfarçar ainda mais um outro. Os truques para alongar já foram expostos em outros textos aqui no blog, mas é sempre bom lembrar a todos e nós mesmas: um todo monocromático faz parecer mais alta, e, se usar um cinto, procure um da mesma cor do conjunto ou bem próximo, pois, se for de uma tonalidade muito contrastante, vai "quebrar" o visual, desfazendo, assim, o truque; continuando o "alongamento", o atualíssimo sapato nude, ou cor da pele, acentua a verticalidade, pois o pé se apresenta como uma extensão mais ligada ao corpo. Se dobrar a bainha da calça skinny, aquela que ajusta embaixo, não crie volume aí, nem deixe-a muito curta, pois isso diminui a silhueta. Os mesmos truques para alongar também emagrecem.

Falando em sapato, e bolsa, acabou a neura de combiná-los, o legal é justamente adotar o contraste. Um sapato nude com bolsa de tom forte dá equilíbrio e cor ao conjunto. Os acessórios são componentes importantes desse projeto de alongar/emagrecer. Os maxicolares são um recurso, desde que tenham uma estrutura pelo menos um pouco vertical. Fios com pingente formam um V, e dão a mesma impressão. Brincos longos afinam o rosto, e echarpes ou lenços devem acompanhar esse movimento.

O macacão é outro recurso que alonga/]emagrece. O efeito emagrecedor, porém, só é obtido com uma cor escura e cinto da mesma tonalidade. As bijuterias são fundamentais para corroborar essa tendência. Quanto a saias, o comprimento ideal é logo acima, encostando no joelho, para as mais baixas. As altas ficam bem com qualquer um. Estampas grandes ou listras horizontais engordam e encurtam, enquanto as pequenas estampas e as listras verticais encompridam e emagrecem. Saltos altos e finos fazem este mesmo papel, e inclusive as bolsas, elas mesmas, podem ajudar ou atrapalhar. Aquelas de estrutura mais curta e horizontal não são recomendadas para os tipos "mignon" e cheinhos, ao passo que as mais verticalizadas dão a impressão de acompanhar a figura no sentido vertical.

Nas blusas, é preciso saber com clareza o objetivo, se é aumentar o diminuir o busto. Para diminuir, decotes em V, cores mais escuras na metade de cima, colares mais longos do que largos, nada de babados ou estampas grandes, como já dissemos. Para o efeito oposto, volumes e detalhes na região do colo, podendo descer até a altura do busto, sem exagerar, porque senão vai apresentar muita "informação". Cores claras e bolsos são bem vindos nesse caso.

Espero que todas nós, e todos nós, por que não?, sejamos capazes de ficar mais altos e magros, não será ótimo?!                                           
                                                                   Maria Teresa Serman

Nenhum comentário:

Postar um comentário