logo

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pobres, mas úteis instrumentos

Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Ser a luz do mundo (cf. Mt 5,14)

"Pode acontecer que eu seja incapaz de manter a minha atenção completamente fixa em Deus enquanto trabalho — mas Deus não exige isso de mim. Contudo, posso perfeitamente desejar e projetar fazer o meu trabalho com Jesus e para Jesus. E isso é uma coisa muito bonita e é isso que Deus quer. Quer que a nossa vontade e o nosso desejo se dirijam para Ele, para a nossa família, os nossos filhos, os nossos irmãos e os pobres.

Cada um de nós continua a ser apenas um pequeno instrumento. Se observarmos os componentes dum aparelho eléctrico, veremos um emaranhado de fios, grandes e pequenos, novos e velhos, caros e baratos. Se a corrente não passar por eles, não pode haver luz. Esses fios és tu e sou eu. A corrente é Deus. Nós temos o poder de deixar passar a corrente através de nós, de deixar que ela nos utilize, de deixar que ela produza a luz do mundo — ou de nos recusarmos a ser utilizados, deixando que as trevas alastrem."

Esse é um comentário da Beata Madre Teresa ao evangelho em que Jesus adverte que a luz dos seus discípulos, que significa a Sua Graça, não pode ficar escondida sob a mesa - que são nossos respeitos humanos, nossa preguiça, nossos falsos escrúpulos. A madre explica muito bem nossa atuação no mundo, querida por Deus com predileção, com uma metáfora cheia de sentido sobrenatural, que realça a precariedade que nos assusta às vezes, pois temos consciência dela cada vez mais, a qual, somada, ou melhor, transformada, pela graça de Deus- Pai distribui eletricidade - a fé, a esperança e a caridade - com abundância, sem se negar a ninguém. O humilde testemunho de uma mulher de Deus, como ela, só nos enche de paz e nos estimula na luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário