logo

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 148)


As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.


1 - L. M. S. diz: Dra como saber se meus filhos entraram na adolescência? Tenho um casal de gêmeos e pelo fato de serem gêmeos deverão entrar ao mesmo tempo? Estão com 10 anos.

RESP: Cara Sra. L.M.S.
 
Gêmeos são pessoas distintas e assim, a puberdade não necessariamente ocorre ao mesmo tempo nem com as mesmas características. Podem estar Adolescentes (mudanças  no humor, comportamentos diferenciados, mais calados ou mais esquivos) antes, durante ou depois das mudanças físicas que caracterizam a Puberdade - começam a crescer mais rápido, as meninas começam a ter os mamilos mais evidentes, os meninos aumentam os testículos, mas aos 10 anos, creio que ainda demoram um pouco. 
 
Muito bom que tenham seu medico assistente que os acompanhe de perto e vá esclarecendo os pais e a eles também, sobre a bela fase da vida que vão iniciar.
 
Fico a seu dispor, ok?
Atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Clarisse disse...

Dra casei muito jovem, tenho 19 anos e gostaria de saber quais riscos existem para uma gravidez agora, nesta idade. Qual é a idade ideal para se engravidar?

Anônimo disse...

Meu filho de 11 anos vai para um acampamento só de meninos, não tivemos como não deixar. Mas estou muito preocupada. O que devo dizer a ele de cuidados para ter contra outros que venham a ser abusados com ele?

Postar um comentário