Continuação do dia 06 de julho
4 - Até que ponto a família tem uma participação importante e decisiva para que os jovens cresçam com mais fortaleza e firmeza diante dos desafios externos e dos conflitos interiores?
R- Pais unidos e falando a mesma linguagem - sim-sim, não -não, pode- não pode- e porque, carinho, autoridade sem autoritarismo, presença
constante, diálogo, limites, alegria, bom humor, esperança! Casa e família aberta aos amigos dos filhos, acolhida ! Disto os filhos necessitam e é o que desejam, mesmo quando reagem, se rebelam ou reclamam... O lar deve ser um remanso de Paz e alegria, agradável, bem arrumado dentro das possibilidades de cada um, o Bom humor deve estar presente, a alegria, o sorriso sincero e leal, a correção e uma boa conversa quando e sempre que se fizerem necessárias, o saber-se e sentir-se amados incondicionalmente, garantias de segurança, proteção, fortaleza...
5 - O que nos sugere fazer, como pais, para livrar nossos filhos dos perigos das drogas?
R- Penso que todas as respostas esclarecem o que fazer, mas o maior perigo não está nas drogas e sim na indiferença, no abandono, no permissivismo e individualismo, na falta de limites, no excesso de bens de consumo, talvez como compensação do abandono ...Portanto, atenção, carinho, firmeza,saber escutar com o coração, renúncia talvez a mais um carro,mais um aparelho eletro -eletrônico , mais refeições fora de casa para estar mais com os filhos...Difícil ? Quem diz que é fácil, mas VALE A PENA!
6 - Como lidar com os novos meios de comunicação e a educação dos filhos? Por que eles, nesses assuntos, sabem tanto ou mais do que nós?
R - Os pais devem aprender - com os próprios filhos como " professores " toda a tecnologia moderna e acompanhá-los nas " navegações"e programações . Eles são mais hábeis que nós porque já estão nascendo com a facilidade de disporem destes meios de comunicação em casa e nas Escolas.
Sugiro que em casa haja um só computador - na sala, - um só aparelho de TV - também na sala, horários para utilizá-los com revezamento, até que atinjam uma idade em que, comprovadamente, saibam utilizá-los sem maiores danos para a sua formação psíquica, espiritual e mental. Celulares, após a Adolescência, quando também puderem ser úteis como meio de comunicação. Parece impossível o que proponho? Todos os pais sabem que riscos correm os seus filhos quando dispõem de TUDO que hoje existe em abundância, com facilidade e sem que lhes tenha custado o menos esforço ...
" Diminuam a conta bancária dos filhos e aumentem o tempo a eles dedicado" disse um Psiquiatra renomado em um Congresso recente de Pediatria e Adolescência e eu concordo plenamente com ele !
Pais,não tenham medo aos filhos - amem-nos, de verdade e com obras, com atitudes concretas ! Eles esperam de vocês ser exigidos com amor - sangue de heróis corre em suas veias, acreditem neles !
Obrigada aos entrevistadores pela oportunidade de falar um pouquinho sobre temas tão fascinantes! Um abraço a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário