Uma boa história para contarmos as crianças para aprenderem a lutar contra a avareza.
Conta-nos Plutarco que um rei, cuja paixão dominante era a avareza, limitava toda a sua felicidade em acumular grandes quantidades de ouro, empregando para esse fim seus vassalos nos trabalhos das minas e abandonando completamente a agricultura.
Os pobres súditos recorreram à rainha, implorando-lhe que pusesse fim a tal estado de coisas; e esta, compreendendo-os, recorreu ao seguinte estratagema para curar daquela paixão o marido: mandou fazer manjares e frutas de ouro e fê-los servir na mesa do monarca, como único alimento. Este, ao vê-los, revelou a maior alegria, mas. repetida a cena, experimentou desejos de comer verdadeiras frutas e pediu que lhas trouxessem.
--“ Os campos estão sem cultura” , respondeu a rainha, “porque só pensamos em extrair ouro da terra. Assim nada produzem, e oferecem – vos o único produto com que é possível satisfazer vosso gosto”.
Essa lição teve como resultado corrigir a paixão do rei e levá-lo a empregar parte de seu ouro em fomentar a cultura das terras, de que a sua avareza privara os súditos.
Do livro: Tesouros da juventude – volume 10
Nenhum comentário:
Postar um comentário