logo

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Entrevista com a Dra Mannoun- especialista em Adolescentes - 1ª parte

1 - Dra. Mannoun, o que a senhora tem a nos dizer sobre os jovens do século 21 e o que podemos esperar dessa geração e das subsequentes, de acordo com as inovações e mudanças vivenciadas atualmente?

R-  Os seres humanos são os mesmos sempre, com características variáveis segundo os  tempos.  O século XXI é o da velocidade, do tempo digital, dos eletros - eletrônicos  e isto, sem dúvida influi muito nas crianças e adolescentes em especial, mas também na humanidade como um todo.
Creio que devemos aumentar nossa esperança e não desanimar diante das mudanças e inovações que realmente acontecem, porque os valores continuam os mesmos, aqueles essenciais não se modificam, assim como: Segurança, aconchego, alegria, família, amizade, ideal, projeto de vida, bem viver, e tantos outros, sempre almejados por todos .
Os jovens são e continuam sendo solidários e generosos se sabemos chegar ao seu coração e podemos continuar acreditando e esperando muito deles !

2- O que, no seu entender, deveria mudar na educação dos filhos, e  também o que deve ser mantido, para que tenhamos um futuro mais promissor para eles?

R- Os  filhos gostam que os pais estejam atentos a eles, esperam Exemplo ,atenção, limites e que lhes eduquem a VONTADE para saberem querer e o que querer. A mudança na EDUCAÇÃO passa pela formação da Consciência, Educação da Vontade, Orientação para viver as Virtudes, Bom Exemplo, porque eles pisam onde pisamos nós e gostam de ser exigidos, com carinho e firmeza. Presença - especialmente da mãe - junto deles, refeição ( ao menos uma delas ! ) em comum, atenção, escuta atenta, diálogo, sorriso...

3- Como pode influir, na vida das crianças e jovens, a desagregação da família, a separação dos pais, pelo que tem observado? Há estudos que comprovem sua opinião? 

R- Em diferentes estudos, a FAMÍLIA é o que os Adolescentes e jovens mais prezam e desejam. A FIOCRUZ no Rio e a Universidade de Santa Maria, no Sul, fizeram estudos na década de 90 que comprovam esta importância. Na mesma época, fizemos em Niterói, sem saber, a mesma constatação, pesquisando cerca de 300 Adolescentes da 8ª série, 1º e 2º anos do Ensino Médio e a conclusão foi muito semelhante. O 1º lugar no desejo deles, cabe à Família, seguida dos Estudos, Amizades.
Já no inicio do século XXI ( 10 anos depois)  repetimos em Petrópolis a mesma pesquisa e os resultados continuavam conferindo à Família o lugar de maior importância na vida deles .
 Podemos avaliar o que seja uma família desestruturada pelo que hoje se constata - aumento no abuso das bebidas alcoólicas e drogas-ditas lícitas ou não, - promiscuidade, abandono, vidas errantes nas ruas, delinquência, vandalismo, prostituição, suicídios, homicídios, violência em geral...Um quadro de fato, desolador ! Urge retomar no quotidiano, a vivência em casa, dos Valores e das Virtudes encarnados nas vidas dos Pais, na Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário