logo

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 143)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 – L. diz: Dra a partir de que idade podemos ter um diagnóstico seguro de um psiquiatra, sobre ser bipolar ou esquizofrênico? Tenho um rapaz de 15 anos que estamos tratando com médico especialista e ele nos diz que nesta idade não dá pra saber se o que ele tem é uma dessas doenças, por causa da idade do meu filho.
 
RESP: Cara Sra L.
 Toda a área de Psiquiatria é bastante delicada e realmente estes diagnósticos são difíceis, mesmo para um especialista.
Como a Adolescência é uma fase da vida em que as mudanças na esfera psico - social- espiritual são tão ricas quanto as mudanças físicas, fica ainda mais difícil detectar o que será transitório e o que realmente vai se definir como doença. Procurem neste tempo de tratamento e de expectativas, viver uma vida em família rica de carinho, oferecer uns aos outros muita serenidade, paz, alegria, um ambiente saudável, boa alimentação. Não deixem de procurar sair, abrir sua casa aos amigos, frequentar também as casas de famílias amigas. Não se fechem nem se sintam diferentes, coisa que pode acontecer nas famílias onde alguém faz tratamento psiquiátrico. Afinal, não escolhemos nossos padecimentos  e Deus concede sabedoria aos médicos para buscarem aliviar o sofrer uns dos outros- somos todos seres humanos! 
Confiem em Deus e leiam as respostas da semana anterior, ok?
Fico às ordens, Mannoun


2 – A. diz:Tenho 3 filhos, sendo que um adolescente de 14 anos, um de 8 anos e agora um bebê de 2 meses. Estou ficando louca com os três, sem saber como me dividir pra dar atenção aos maiores e ao bebê ao mesmo tempo. O adolescente anda muito rebelde e grosseiro comigo e com o pai. Como posso melhorar a atenção para cada um?

 RESP: Caro (a ) A..
Por favor acalme-se e procure reencontrar sua serenidade para desfrutar das gracinhas do bebê que descobre a vida de um jeito, do Adolescente que a descobre de outra forma e do que tem 08 anos e que está num momento mais suave..
.Vocês solicitam ajuda dos filhos nas atividades do dia a dia? Eles tem tarefas em casa?         Vejam, as idades deles permitem que sejam solicitados na organização da rotina da casa. Todos podem ajudar em tudo, dependendo da  distribuição de atividades que serão compatíveis com o gosto e as idades  de cada qual. Um exemplo :    Um pequeno plano diário com horários de estudo em casa, refeições e lazer. Incluido no plano, o  mais velho já pode fazer as compras ( as primeiras vezes acompanhado e orientado )  e arrumá-las em casa nos lugares designados pelos pais. O de 08 anos, também com seu plano de estudos, brincadeiras, horário de refeições, pode ajudar com o bebê na hora do banho, nas refeições, nas arrumações e na atenção ao pequenino. As reclamações virão, acharão uma chatice o neném, mas os filhos gostam de se sentir importantes ajudando e participando intensamente da vida familiar. O que precisamos é motivá-los, estimulando e elogiando quando fazem bem suas tarefas  Assim a mãe fica um pouco menos sobrecarregada e pode dar atenção necessária a cada um, sem esquecer-se de si própria, sem reclamar e se sentir vítima, mas feliz por ter uma família tão linda!                                                     
  As crianças crescem tão depressa e depois já ficarão interessantes pelo intervalo de idades-  a casa não  ficará triste e muito silenciosa como escutamos  vários pais comentarem ...       Animem- se com os presentes que são seus filhos e que Deus os abençoe ! Atenciosamente, Mannoun

Um comentário:

Maria da Conceição disse...

Dra minha filha já passou da adolescência, pois já tem 25 anos, mas seu comportamento continua com jeito de quem não saiu dessa fase. O humor varia muito, as vezes age como criança querendo porque querendo alguma coisa e não a deixa satisfeita e de bom humor. Já está formada e trabalhando, mas a vida pessoal é o caos. Só tenho ela de filha e fico preocupada com o amanhã dela, com esse gênio.O que devo fazer para ajudá-la a melhorar? Somos do PR, caso queira indicar algum tratamento.

Postar um comentário