logo

sábado, 30 de julho de 2011

Abraão – pai do povo eleito – 2º capítulo

Continuação do dia 29/7/2011
Por Maria Teresa Serman

Nesse retorno, Abraão reencontra Melquisedec, um sacerdote sábio, figura marcante na narrativa bíblica, que irá exercer grande influência sobre ele. Após a separação de Ló, Deus apareceu novamente a Abraão confirmando dar aquela terra à sua descendência, ordenando-lhe que percorresse a região. Eis o texto original, Gênesis 13,14:

“Levanta os olhos, e do lugar onde estás, olha para o norte e para o sul, para o oriente e pra o ocidente: toda a terra que vês eu a darei a ti e aos teus descendentes para sempre. Tornarei tua posteridade tão numerosa como o pó da terra: se alguém puder contar os grãos do pó da terra em toda a sua extensão, porque eu ta hei de dar”. Daí o nome de Abraão significar Pai da fé. No capítulo 15, O Senhor reafirmará sua promessa, revelando-lhe os quatrocentos anos de cativeiro no Egito e a volta à Terra Prometida.

Dali, Abraão levanta novamente as suas tendas e se fixa junto aos carvalhais de manre, em Hebrom, onde edificou um novo altar a Deus.

Nascimento de Ismael

Sara era estéril, e, segundo o costume, ofereceu sua escrava egípcia Hagar para que Abraão gerasse nela um filho. Esta teve Ismael, que deu origem aos ismaelitas, ancestrais do povo árabe. Portanto, é verídico dizer que árabes e judeus são irmãos no mesmo pai. Também podemos todos nos considerar filhos de Abraão quanto à fé.

Esse acontecimento, contudo, vai gerar muita discórdia entre as duas mulheres, pois Hagar não se cansava de humilhar sua senhora, desprezando-a por sua esterilidade. Hagar foge para o deserto uma primeira vez, retornando por ordem de um anjo que lhe aparece e diz que seu filho, que ainda irá nascer, será o pai de uma grande nação.

A mudança no nome de Abraão e a instituição da circuncisão

Quando Abraão está com noventa e nove anos, novamente Deus lhe aparece, reafirmando-lhe a sua promessa. Ordena então que Abraão e todos os homens de sua casa sejam circuncidados, e que toda criança do sexo masculino que nascesse receberia esse sinal ao oitavo dia.(Gen17,12) Nessa ocasião Deus muda os nomes de Abrão para Abraão e de Sarai pra Sara. Para ela significa o nascimento de um filho finalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário